terça-feira, março 31, 2015

Deputado Nereu Moura critica CPI’s da Assembleia Legislativa

O deputado Nereu Moura, líder do PMDB, anunciou nesta segunda-feira (30), que a Oposição irá à Justiça contra as chamadas “CPI’s Laranjas”, criadas pela bancada de sustentação do governador Beto Richa (PSDB), para impedir a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que iria investigar as denúncias de corrupção na Receita Estadual de Londrina.
             “Hoje, a Assembleia está indo a reboque da imprensa, que é quem está fazendo o papel investigativo das ações do Governo do Estado”, disse Nereu Moura, em pronunciamento na Tribuna. O deputado ressaltou que o Ministério Público, através do Gaeco, está investigando o desvio de mais de R$ 500 milhões na Receita Estadual.
             “Mais de meio bilhão de reais. Se não tivesse sido desviado este dinheiro, o Governo não precisaria dar calote na saúde, na educação... deixar de pagar o terço de férias dos professores”, disse Nereu Moura. De acordo com o parlamentar, enquanto a Oposição buscava assinaturas para instalar a CPI da Receita Estadual – são necessárias 18 assinaturas, a Situação protocolava cinco pedidos de CPI’s, número máximo de comissões permitidas pelo Regimento Interno.
 As CPI's protocoladas pela bancada de apoio ao Governo são para investigar os roubos a caixas eletrônicos, maus-tratos de animais, sobre a violência contra as mulheres, ocupação fundiária em Pontal do Paraná (Litoral do Estado) e irregularidades na cobrança de taxas da construção civil. Os deputados alinhados ao Executivo esta semana apresentaram um sexto pedido de CPI, para investigar o contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai.

            Procedimento
O objeto da ação da bancada de Oposição, segundo Nereu, serão as CPI’s de maus-tratos de animais e da violência contra a mulher. “A violência contra a mulher é um tema tão importante que temos a Comissão Permanente de Defesa do Direito da Mulher e os animais, temos uma Frente Parlamentar já constituída”, relatou.
             A Assembleia Legislativa, de acordo com o deputado, está abrindo mão de sua principal prerrogativa, que é investigar denúncias envolvendo o Executivo. “Não podemos ficar aqui apenas lendo as denúncias feitas pelos jornais, temos que cumprir o papel de protagonismo da Assembleia”.
             Nereu Moura informou que o requerimento para a abertura da CPI da Receita Estadual será protocolado nesta terça-feira (31). “Vamos colocar em votação o pedido e ver quem serão os deputados que querem de fato investigar as denúncias de corrupção envolvendo este importante órgão do Governo do Estado”, concluiu.
Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul