quinta-feira, março 26, 2015

Cristina Silvestri encaminha reinvindicações de pequenos agricultores

As reivindicações dos pequenos agricultores de Guarapuava foram tema de duas reuniões realizadas a pedido da deputada estadual Cristina Silvestri, na manhã desta terça-feira, em Curitiba. Cristina, acompanhada do Secretário Municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, se encontrou com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, para tratar que questões relativas a habitação rural. Em seguida, foi até a sede da Superintendência Regional do Incra no Paraná para discutir uma série de demandas relativas aos assentamentos rurais de Guarapuava.  “Desde que assumi meu mandato estou percorrendo as secretarias de estado e autarquias de governo, tanto estaduais quanto federal para encaminhar as demandas, não só de Guarapuava como de toda a região”, destacou Cristina.
Na Cohapar, Cristina tratou das demandas de moradia para os pequenos agricultores. Atualmente Guarapuava possuiu projetos que estão em andamento ou fase de conclusão de 152 moradias rurais, divididas em cinco grupos; no entanto, o número é insuficiente para contemplar a necessidade real de casas para os pequenos agricultores. “Vamos trabalhar para atender as reivindicações de Guarapuava. Temos um excelente relacionamento com a deputada Cristina Silvestri. Suas reivindicações sempre serão tratadas com prioridade dentro da Cohapar”, destacou Abelardo Lupion.
Na superintendência do Incra, a pauta da reunião incluiu a regularização fundiária de pequenas propriedades rurais, a assistência técnica aos agricultores que residem em assentamentos e o fornecimento de “kits” de equipamentos, para que os agricultores possam vender seus produtos nas feiras que estão sendo promovidas pela prefeitura de Guarapuava.
“A deputada trouxe uma pauta de reivindicações muito consistente. Somos conhecedores dos excelentes programas que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura de Guarapuava, por isso não mediremos esforços para solucionar as pendencias de regularização fundiária, a melhoria da assistência técnica e também a viabilização dos kits para que os produtores”, destacou o vice-subntendente do Incra em Curitiba, Cyro Fernandes Corrêa.
A deputada enfatizou que Guarapuava possui hoje nove assentamentos, com aproximadamente 300 famílias de agricultores no total. “Existem famílias que precisam regularizar as suas terras, que necessitam de uma melhor assistência técnica, para que possam produzir; e de infraestrutura para levar seus produtos até as feiras. Hoje o município auxilia esses assentamentos com uma série de profissionais, mas precisamos que o Incra de maior suporte para as famílias, que cumpra com as suas obrigações”, afirmou Cristina.
A deputada saiu da reunião com o compromisso de encaminhamento das demandas do município. “Reconhecemos nossas limitações e reconhecemos o bom trabalho que está sendo desenvolvido no município, por isso a deputada pode sair com o nosso compromisso de dar atenção as questões tratadas nesta reunião”, concluiu Cyro Fernandes Corrêa.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul