sexta-feira, março 13, 2015

Como entidade filantrópica, Hospital Santa Tereza consegue liberações na Secretaria de Saúde

O deputado Artagão Júnior participou de reunião, na manhã de quinta-feira (12), com o secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, onde foi atendida uma série de reivindicações do Instituto Virmond de Guarapuava (Hospital Santa Tereza), que a partir de hoje possui o certificado de entidade filantrópica. A concessão do título, antiga reivindicação do hospital, foi confirmada no Diário Oficial da União desta quinta, através da Portaria n º 205.
“Notícia muito boa. Fundamental para as parcerias com a secretaria”, disse Caputo Neto.
Participaram da reunião os deputados Bernardo Carli e Cristina Silvestri, além da administração do Instituto Virmond e representantes da prefeitura.
Entre as reivindicações, destaca-se a inclusão do hospital no programa “HospSus”, cujos repasses mensais se aproximarão de R$ 160 mil para atendimentos de urgência e emergência, incentivo à qualificação do parto e plantão obstetrícia, que fazem parte da Rede Mãe Paranaense. Todo o processo de inclusão dever ser concluído antes do primeiro semestre deste ano.
A habilitação para o atendimento de psiquiatria, com pacientes com transtorno mental decorrentes de uso de álcool e drogas, foi outro assunto discutido. Hoje, o hospital conta com 11 leitos. O mínimo exigido são 19 para o início dos atendimentos. O secretário Caputo Neto se comprometeu a fazer os ajustes em parceira com a 5ª Regional de Saúde e os diretores do Santa Tereza.  

Trauma, Cuidados Prolongados e Ortopedia

O atendimento de trauma, com pacientes com graves lesões, também foi garantido pela Secretaria. O processo de autorização ainda depende de credenciais do Ministério da Saúde. O mesmo caso ocorre com os Cuidados Prolongados, que são atendimentos a pessoas hospitalizadas que necessitam de cuidados em reabilitação intensivos, semi-intensivos ou não intensivos para o restabelecimento das funções e atividades, bem como para a recuperação de sequelas; por exemplo, casos de AVC.
A disponibilização de um aparelho Arco em C foi mais um compromisso assumido pela secretaria. Arco em C é um equipamento de radiologia portátil que pode ser posicionado sobre o paciente para adquirir digitalmente e em tempo real, durante a cirurgia, a imagem radiológica da região de interesse. As características intrínsecas deste equipamento possibilitam a detecção e o tratamento de alterações cardiovasculares e ortopédicas.
De acordo com o deputado Artagão Júnior, a reunião foi extremamente resolutiva. “Sem dúvida, agora com a título de filantropia, é uma nova etapa para o Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza), que passa a ter no Estado apoio e retaguarda nas suas demandas. Até então, devido à natureza jurídica do hospital, convênios e repasses não podiam ser feitos. Foi uma grande conquista para Guarapuava e toda a região”, ressaltou Artagão Júnior.
 Assessoria de Imprensa - Deputado Estadual Artagão Júnior

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul