quarta-feira, março 18, 2015

Assembleia tem obrigação de investigar denúncias de Londrina, diz Nereu Moura

A Assembleia Legislativa tem a obrigação de investigar as denúncias de corrupção e exploração sexual que surgiram nos últimos dias em Londrina. A declaração é do deputado Nereu Moura, líder do PMDB, ao defender nesta terça-feira (17), a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para apurar as suspeitas que culminaram com a prisão, nesta segunda-feira (16), do empresário Luiz Abi, primo do governador Beto Richa (PSDB).
             “São denúncias muito graves, enormes e preocupantes”, disse Nereu Moura, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado, a CPI é a principal ferramenta do Poder Legislativo para investigar suspeitas de irregularidades no uso de recursos públicos. Para a instalação, são necessárias 18 assinaturas, caso contrário, só com a aprovação do Plenário. 
            A prisão do primo do governador Beto Richa e mais cinco pessoas foi motivada por uma investigação do Ministério Público de Londrina, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), sobre exploração sexual de meninas, que culminou na prisão do fotógrafo Marcelo Caramori. Através de escutas telefônicas, o Gaeco chegou as fiscais da Receita Estadual que estariam cobrando de empresas, propina para perdoarem dívidas com o Tesouro Estadual.
 "De acordo com as suspeitas investigadas pelo MP, são mais de R$ 500 milhões jogados no ralo da imoralidade e o papel constitucional da Assembleia Legislativa é investigar", disparou Nereu Moura. Segundo o parlamentar, a oposição vai buscar as assinaturas necessárias para instalar a CPI da Corrupção.
 "Se não conseguirmos as assinaturas necessárias, vamos apresentar o requerimento em Plenário e ver quem é favorável a esta investigação necessária", disse. O líder do PMDB lembrou as manifestações do último domingo (15 de março), quando mais de 2,2 milhões de brasileiros foram as ruas. "As manifestações mostraram que o povo não quer mais saber de corrupção", concluiu.
Via Assessoria de imprensa Deputado Nereu Moura

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul