terça-feira, fevereiro 03, 2015

Sanepar trata mais de 60 mil toneladas de resíduos por ano

Além de tratar a água distribuída à população de 345 cidades do Paraná e uma em Santa Catarina e coletar e tratar o esgoto de 174 cidades, a Sanepar também atua na área de resíduos sólidos urbanos em cinco cidades. A empresa é responsável pelos aterros sanitários de Apucarana, Cianorte e Cornélio Procópio. Além dos resíduos dos municípios de Terra Boa e de São Tomé, o Aterro de Cianorte, recebe o lixo de Vidigal e São Lourenço, distritos de Cianorte. Nos três aterros, a Sanepar trata mais de 60.000 toneladas de resíduos por ano.

Só o Aterro de Cianorte dispõe mensalmente cerca de 1.800 toneladas de resíduos. É o primeiro aterro sanitário do Brasil sob gestão de uma companhia estadual de saneamento a ter a certificação ISO 14001, concedida quando são cumpridas todas as normas ambientais. Em 2014, a certificação foi confirmada e o Aterro de Cianorte obteve também a certificação interna da norma ISO 31000, que trata do sistema de gestão de riscos ambientais.

Atualmente, também desenvolve um importante trabalho de educação ambiental junto à comunidade. No local, a Sanepar mantém um Centro de Educação Ambiental para capacitação de professores e alunos. O processamento do lixo e sua disposição final são representados em uma maquete. Os visitantes também podem percorrer o local, num roteiro preparado para informar adequadamente sobre o funcionamento da unidade. Para que as crianças aprendam como fazer a correta classificação dos materiais, o aterro conta com uma esteira de separação do lixo, que permite que a criançada faça a separação usando resíduos sólidos de brinquedo, como sanduíches, frutas e alimentos. A Sanepar também oferece o curso de capacitação em Educação Socioambiental à distância, com ênfase em resíduos sólidos.

Em Apucarana, a Sanepar gerencia o aterro nas etapas de recebimento, tratamento e disposição final de resíduos. São dispostos diariamente 80 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos no aterro.

Em Cornélio Procópio, a Sanepar faz a gestão da coleta, transporte, transbordo, recebimento, tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos. O aterro recebe mensalmente em torno de 900 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos.

Ecocidadão - Para reduzir o volume de resíduos lançados em mananciais, córregos e rios, e para ampliar a vida útil dos aterros sanitários e promover renda aos catadores, a Sanepar desenvolve, em parceria com o Provopar Estadual Ação Social, o programa Ecocidadão Paraná em 40 municípios que recebem apoio à organização de associações e cooperativas de catadores de material reciclável.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE