segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Dilma tira Londrina dos trilhos da ferrovia Norte-Sul

Será vendeta petista com o pífio resultado da presidente Dilma Rousseff em Londrina - 22,3% dos votos no segundo turno em 2014? O certo mesmo que a cidade e região estão fora dos projetos da Valec para ferrovia Norte-Sul que terá 650 km no Paraná, ao custo de R$ 3,6 bilhões. As informações são d'O Diário de Maringá. "A informação traz alterações em relação a março de 2014, quando a Valec informou existirem estudos em que se analisava a possibilidade da passagem dos trilhos da Norte-Sul pela região de Londrina, agora descartada", diz o jornal.

"A diretriz do traçado da ferrovia Norte-Sul, no Estado do Paraná, atravessa as regiões de Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Pato Branco", confirmou a assessoria da Valec - empresa do Ministério dos Transportes responsável pela execução da Ferrovia Norte-Sul, de Belém do Pará a Rio Grande (RS).

Em agosto de 2012, quando foi anunciado o Plano Nacional de Logística e Transporte do PAC das Concessões, o trecho entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, havia sido suprimido pelo governo federal. A proposta era aproveitar outro trecho em estudo, de Panorama (SP) a Maracaju (MS), para fazer a ligação apenas com Cascavel.

A alteração no traçado provocou a mobilização das lideranças políticas e empresariais dos três estados e várias reuniões foram realizadas na região Norte e Noroeste do Paraná. Com as reivindicações, o traçado inicial da Norte-Sul, próximo do confirmado agora, foi mantido. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul