terça-feira, novembro 04, 2014

Reserva do Iguaçu:Produtores dobram produção leiteira com assistência técnica da Secretaria de Agropecuária

Em pouco mais de um ano, os produtores rurais que recebem assistência técnica da Secretaria de Agropecuária já comemoram o resultado positivo da produção leiteira que aumentou mais de 50 por cento. Pequenas mudanças possibilitaram o avanço no setor.
Os primeiros diagnósticos realizados nas propriedades rurais no ano de 2013 apontaram o mau desempenho reprodutivo e o manejo inadequado de pastagens como os principais fatores responsáveis pela baixa produção leiteira.
Para proporcionar aos produtores rurais maior potencialidade na produção, a Secretaria de Agropecuária desenvolveu os Protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) que permitem ao produtor controlar a reprodução do rebanho. Também foi feita a condução eficiente do manejo de pastagens para garantir maior quantidade de nutrientes na alimentação do gado.
Dados apontam que os bovinos monitorados pelos técnicos da secretaria estão produzindo mais que o dobro. De 15 litros/cabeça/dia a média na produção subiu para pouco mais de 30 litros/cabeça/dia.
Para o médico veterinário da Secretaria de Agropecuária, João Emílio, o aumento na produção é fruto de pequenas mudanças, tanto na propriedade rural como de hábitos dos produtores. “Buscamos conscientizar o produtor para que melhor se organize, faça um planejamento e tenha maior controle sobre sua produção. Os produtores que inicialmente não aderiram a nossa metodologia de trabalho agora nos têm procurado em vista dos resultados positivos”, disse.

Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul