terça-feira, julho 01, 2014

Porto Barreiro:Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 27 de junho a Palestra sobre Saúde Mental




Palestra sobre Saúde Mental organizada pela Coordenação de vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Barreiro foi realizada em dois horários no auditório da prefeitura, às 14 horas a palestra foi prestigiada por um grande número de pessoas das comunidades e às 19 horas foi à vez dos funcionários públicos discutirem o assunto que tevê como objetivo de esclarecer as dúvidas, adquirir conhecimentos e informações de como prevenir e conviver com estes problemas psicológicos que se tornaram uma realidade mundial, devido a diversos fatores enfrentados em nosso dia a dia.

Conforme relata a prefeita Marinez, no final de 2013 foi fundada a coordenação de vigilância em saúde no município onde faz o trabalho de prevenção e que isso se tornou muito importante na comunidade de Porto Barreiro por isso foi importante colaborar para a realização dessa palestra com o médico psiquiátrica, tendo em vista que temos um grande número de pessoas que tomam medicação nessa área, por isso queremos fazer esse trabalho de prevenção, e também saber detectar o que realmente nos leva a essa condição o que se pode fazer para prevenir, por isso a importância da palestra com o Dr. José Cléber, finaliza.

O Dr. José Cléber que é formado desde o ano de 2000 exerce sua função de médico psiquiátrico há 14 anos na cidade de Guarapuava, na oportunidade agradeceu muito a prefeita Marinez principalmente pelo cuidado que ela vem tendo com a saúde mental de seus munícipes.


O Doutor ainda cita, que quando é falado em saúde mental há uma preocupação muito grande hoje porque saúde mental se torna um problema de saúde pública, ele cita que quando pensamos em depressão 20% da população pode ter depressão isso quer dizer que cada cinco pessoas uma vai ter depressão, por isso não podemos parar de pensar que a depressão não estará em nossa família, ou no nosso vizinho e na nossa comunidade, então esse cuidado que a administração municipal de Porto Barreiro tem em trazer a informação porque a forma de tratar esse problema é através da prevenção, e nós só conseguimos a prevenção através da informação, e quando eu tenho a possibilidade de levar a informação pra uma comunidade isso me deixa mais tranquilo, porque esse investimento que a prefeita Marinez esta fazendo agora, o resultado vira lá na frente, porque as pessoas que notarem o comportamento de algum familiar com certeza ficaram mais atentas, levaram ao posto de saúde perguntaram ao médico se não é uma depressão, e quanto mais cedo iniciamos o tratamento, melhor será o prognóstico, porque uma pessoa com depressão ela não produz da forma que poderia, o seu familiar quando vai trabalhar fica preocupado se ela esta bem ou não, e o mais grave de tudo a depressão quando não é tratado traz o risco de suicídio, finaliza o Dr. José Cléber.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.


A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.






Luiz Alcântara / Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul