terça-feira, junho 10, 2014

Diamante do Sul:Cisop vai oferecer cirurgias ortopédicas

O Cisop, Consórcio 
Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná, vai oferecer cirurgias ortopédicas a partir dos próximos dias. O acordo foi firmado pelo Consórcio em conversa com o Ministério Público e com diretores do Hospital Santa Simone, de Corbélia, já habilitado para realizar os procedimentos. Inicialmente, a meta é alcançar o número de 50 pacientes por mês.
O presidente do Cisop, o prefeito de Diamante do Sul, Darci Tirelli, informa que a responsabilidade do Consórcio não é com procedimentos cirúrgicos. “O Cisop foi criado e é mantido por 25 municípios da região para suprir suas demandas de urgências na área ambulatorial e de exames especializados, a área de cirurgias compete à rede pública de saúde mantida pelo Ministério da Saúde por meio do SUS”.
No entanto, conforme Tirelli, como há uma longa espera por procedimentos ortopédicos na região, o Cisop decidiu, com a ajuda de outros parceiros, a dar a sua colaboração para reduzir a fila e o sofrimento das pessoas que esperam por uma intervenção. “Se depender da fila do SUS, muitas pessoas com trauma ortopédico terão de esperar meses e em algumas situações até por anos para ser devidamente atendidas. Em parte desses casos, a fratura acabara sarando, não da forma adequada, e pode até trazer sequelas que seriam evitáveis”.
A intenção do novo serviço é de atender pessoas de todas as idades. O acordo não prevê a realização de cirurgias de alta complexidade. Para manter o serviço, o valor pago por procedimento será de R$ 280, custeados pelos 25 municípios parceiros no Cisop. Os pacientes alcançados pelo serviço não terão nenhum custo. Devido à grande demanda, a intenção do Consórcio, conforme Darci Tirelli, é de elevar a oferta de procedimentos ortopédicos gradualmente. A meta é de chegar a 100 por mês a médio prazo.
O Cisop vai se utilizar da lista da Central de Leitos a fim de oferecer inicialmente o atendimento aos casos considerados mais urgentes. Além do Santa Simone, de Corbélia, Tirelli informa que o Consórcio está aberto para ampliar o credenciamento a outros hospitais em atividade na região. Os primeiros pacientes já foram chamados e a previsão é que os procedimentos comecem ainda em junho. “Caso tudo corra bem, daqui a um ano a situação na área de ortopedia nos 25 municípios parceiros estará bem diferente da de hoje”.


Nenhum comentário: