quinta-feira, junho 26, 2014

Curitiba recebe mais uma edição do Simpósio Madeira & Construção

Ciclos de palestras no interior do Estado pretendem preparar público para o evento

A segunda edição do Simpósio Madeira & Construção está confirmada para este ano: será nos dias 28 e 29 de agosto, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR). Nesta edição, o evento terá apenas a parte técnico-científica, já que a feira foi programada para acontecer a cada dois anos. O tema do Simpósio será “Construções Sustentáveis com Madeira de Florestas Plantadas”. Antes do encontro, a Associação Paranaense de Empresas da Base Florestal (Apre) vai realizar, em parceria com o Sinduscon-PR, diversos ciclos de palestras no interior do Estado. A novidade este ano é que os organizadores pretendem tratar os assuntos de forma mais técnica, buscando diversificar o público para alcançar maior dimensão do evento.

“O primeiro evento foi de lançamento e formulação de uma agenda permanente da madeira de floresta plantada na construção. Neste ano, teremos palestras e debates mais técnicos e operativos. Queremos mostrar que utilizar a madeira de florestas plantadas é usar uma matéria-prima nobre, sustentável e ambientalmente recomendada. No Brasil, ela é produzida em grande quantidade, com uma técnica melhor em comparação com outros países. Em plena guerra ambiental mundial, não é possível que os profissionais das áreas de construção, arquitetura, urbanismo e engenharias, por deficiência de formação ambiental e de conhecimento da madeira e seus derivados, priorizem o uso de materiais que têm impacto ambiental pesado em sua industrialização e nas obras civis”, comenta Dimas Agostinho da Silva, chefe do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos organizadores do evento.

Outro destaque nesta edição é o envolvimento de estudantes de arquitetura e de engenharias – florestal, madeireira e civil - na equipe de programa. Segundo o professor, o objetivo é promover a interlocução entre as áreas e buscar a presença dos acadêmicos no evento. “Eles serão muito importantes e esperados no Simpósio. Também teremos uma agenda a ser cumprida para estimular obras civis mais sustentáveis”, completa Dimas.

O evento é uma promoção da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Assessoria de Imprensa Simpósio Madeira&Construção INTERACT Comunicação Empresarial 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul