sexta-feira, maio 30, 2014

Laranjeiras do Sul:Chefe da SEAB falou sobre o último dia para vacinação contra a aftosa


O Chefe do Núcleo Regional da SEAB em Laranjeiras do Sul falou nesta sexta-feira sobre o encerramento da vacinação do gado bovino contra a febre aftosa, Almeida falou da importância da vacinação para banir de uma vez por todas a Aftosa no estado do Paraná. (vídeo acima).

Acabou hoje (30-5) o prazo para vacinar o rebanho bovino contra a febre aftosa. A comprovação deve ser feita até a próxima segunda-feira dia 2-6).

Vacinação

Vacinar o rebanho é fundamental para o controle da febre aftosa. Mas, a comprovação é igualmente estratégica. Por isso, quem não comprovar está sujeito a uma multa de R$ 105,00 por animal. 
Nesta etapa estão sendo vacinados os animais com até 24 meses de vida.

Comprovação vacinação

O sistema de comprovação é simples. Na hora de comprar as doses, o pecuarista precisa pedir a nota e o comprovante, que deverá ser preenchido após a vacinação dos animais. 
Outra possibilidade é que o produtor, ao fazer a compra das vacinas, solicite que o atendente da loja agropecuária faça a inserção dos dados cadastrais no sistema informatizado da Adapar. No passo seguinte o próprio pecuarista fará a comprovação online.

Último foco da aftosa no Paraná foi em 2005/2006

O último foco de febre aftosa no Estado foi verificado em 1994, quando houve o efetivo isolamento do vírus da doença. Entre os anos 2005 e 2006 houve grande repercussão com os casos registrados em Amaporã.
Porém, na oportunidade não houve o isolamento do vírus e nem as lesões no rebanho. Todos os procedimentos foram adotados, pois houve o chamado vínculo epidemiológico, com o rebanho afetado tendo contato com animais de outra região. 

Na ocasião foi um grande prejuízo econômico e de rebanho, uma vez que os animais com suspeita da doença tiveram que ser sacrificados, como determinam as regras de sanidade nestes casos. Por isso, a vacinação é de interesse de todos, de forma direta, do produtor rural.


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul