domingo, março 09, 2014

Paraná Clube deixa o Atlético de "4" e termina a fase em 1º colocado

O Paraná encerrou a primeira fase do Campeonato Paranaense da melhor maneira possível: com uma vitória incontestável e na liderança da tabela. Dominante e com uma atuação que não deu brechas para o rival, os tricolores golearam o Atlético por 4 a 0 na tarde deste domingo (9) na Vila Capanema. O destaque foi o atacante Giancarlo, autor de três gols que o levaram à artilharia isolada do estadual com oito – o outro gol foi marcado por Fernando Gabriel.
O resultado faz com que os rivais voltem a se enfrentar nas quartas de final do Paranaense em dois jogos. Como o Tricolor terminou em primeiro nesta fase, o adversário no mata-mata pelo chamado “cruzamento olímpico” é o oitavo colocado, justamente o Furacão. A briga por uma vaga nas semis começa já no próximo domingo (16), com mando rubro-negro.
Paraná se impõe, domina clássico e vai às redes duas vezes
Clássico é um jogo diferente e, na maioria das vezes, marcado pelo equilíbrio. Se isso fosse uma regra, o duelo entre Paraná e Atlético seria uma exceção. Ao menos pelo início do dérbi que o Tricolor teve na Vila Capanema. Sem deixar o rival respirar, os donos da casa impuseram uma pressão desde que a bola começou a rolar e logo chegaram ao gol. Eram apenas três minutos quando o artilheiro Giancarlo recebeu um cruzamento de Fernando Gabriel e só desviou para as redes para fazer a festa da torcida.
Era o início perfeito para o Tricolor, que assim como os rubro-negros buscavam a vitória para terminar a primeira fase nas primeiras colocações e poderem decidir em casa no mata-mata. O gol não mudou em nada a situação do jogo e o amplo domínio seguiu sendo do time paranista, que tocava a bola no ataque e descia de forma rápida e aguda pelas duas laterais para agredir o Furacão.
Dessa superioridade acabou saindo o segundo gol. Foi aos 22 minutos, quando Breno avançou pelo corredor esquerdo e assistiu Fernando Gabriel na área, só precisando dominar e bater no canto direito baixo do goleiro Hugo para ampliar a vantagem.
Com o 2 a 0 contra no placar, o Atlético passou a apresentar mais resistência e tentar dar algum susto ao rival. Mas o sub-23 rubro-negro, que entrou em campo com várias mudanças com relação às últimas rodadas, estava em uma tarde pouco inspirada. A dificuldade de trocar uma sequência de passes era grande e finalizar em gol se tornou uma tarefa quase impossível.
A consequência disso foi que o goleiro Marcos não teve que realizar nenhuma defesa no primeiro tempo. Em contrapartida, o Paraná ainda encaixou alguns contra-ataques e fez Hugo trabalhar claramente pelo menos mais uma vez para evitar mais um gol.
Ritmo se mantém e Giancarlo faz vitória tricolor virar goleada
Completamente dominado na primeira etapa, o Atlético tentou reverter isso com uma mudança de postura e a entrada de Otávio e Crislan. A princípio pareceu dar resultado com uma maior presença no campo do adversário. No entanto, logo o Paraná voltou a contragolpear e criou grandes perigos em um chute de fora de Giancarlo e em duas finalizações de Fernando Gabriel que tiraram o “uuuhh” da torcida tricolor.
A lamentação pelas oportunidades que ficaram no quase logo viraram grito de gol nas arquibancadas da Vila. E não apenas uma vez. Giancarlo, o “homem gol” da equipe, fez 3 a 0 aos 14 minutos ao aproveitar um desvio de cabeça após um cruzamento na área e só dar um toquinho para dentro. Não contente, o camisa 9 ainda fez seu terceiro no clássico e assumiu a artilharia do estadual dois minutos depois, quando recebeu sozinho cara a cara com o goleiro e não teve dificuldade para fazer 4 a 0.
O placar que já era bastante favorável se transformou em goleada do Paraná, que apresentava um atuação inquestionável. Os gols em sequência acabaram de vez com qualquer esperança que os rubro-negros porventura tivessem de empatar ou até virar o clássico, mesmo sem demonstrarem qualquer reação até então. Antes da metade do segundo tempo o jogo estava definido.
Dali até final o Tricolor passou a administrar a partida mas não deixou que o domínio caísse. Trabalhando a bola com tranquilidade, sob os gritos de “olé” da torcida, o time da casa já não tinha aquele ritmo tão intenso quanto dos melhores momentos. Ainda assim, chegava com perigo ao ataque e poderia ter feito outros gols. Não fez, mas o 4 a 0 ficou de bom tamanho e levou o Paraná à liderança da primeira fase do Paranaense, deixando o Atlético na oitava colocação – a última vaga para o mata-mata.
Se a derrota não foi bem recebida pelos rubro-negros, a chance de tentar dar o troco já é na próxima semana. Pela classificação final, Paraná e Atlético voltam a se enfrentar nas quartas de final do estadual em dois jogos.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ CLUBE 4 X 0 ATLÉTICO
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR).
Data: 9 de março de 2014, domingo.
Horário: 16h.
Paraná: Marcos; Roniery, Brinner, Naylhor e Breno Lopes; Cambará, Elton, Fernando Gabriel (Elyeser) e Lúcio Flávio (Júlio César); Paulinho (Luisinho) e Giancarlo.
Técnico: Milton Mendes.
Atlético: Hugo; Jean Felipe, Ricardo Silva, Erwin e Léo Pereira; Everton (Otávio), Juninho, Jonatan Lucca (Crislan) e Harrison; Nathan (Lucas Alves) e Guilherme.
Técnico: Dejan Petkovic.
Público pagante: 4.607 pessoas.
Público total: 5.646 pessoas.
Renda: R$ 90.475,00.
Cartões amarelos: Léo Pereira, Ricardo Silva, Harrison (CAP).
Gols: Giancarlo (PRC), aos três minutos, e Fernando Gabriel (PRC), aos 22 minutos do primeiro tempo. Giancarlo (PRC), aos 14 e 16 minutos do segundo tempo.
Via BandaB

Nenhum comentário: