quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Laranjeiras do Sul:Prefeitura perdeu o CREAS, Giselio Linhares afirmou não ter terreno para construir a obra dada a fundo perdido pelo Governo Beto Richa

O estado do Paraná, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social , representada pela Sra. Fernanda Richa (secretária da pasta no estado) , ofereceu ao Município de Laranjeiras do Sul  um CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL , um espaço novo , um investimento de aproximadamente R$500.000,00 a titulo de fundo perdido.
O estado através de suas representantes entrarão em contato com a prefeitura de Laranjeiras , que entraria somente com o terreno que seria de 500m² , a estrutura mobiliária e as equipes .
Mas o Sr Giselio Linhares (foto ao lado) tratou diretamente o assunto, e a resposta foi a seguinte : '' Não temos terreno para tal obra''.

Toda essa historia foi nos repassado na Capital do Estado. Tentamos entrar em contato com a Chefe responsável pelo escritório da secretaria da Família em Laranjeiras Sra Rose Becker , mas a mesma estava na região a trabalho.

O que é o CREAS ?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos sócio assistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.

O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. 

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

Os Creas podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento. 

Reportagem Hercules Folador - Jornal de Noticias

LEIA ABAIXO MATÉRIA RELACIONADA


Laranjeiras do Sul:Governo Beto Richa contemplou município com CREAS, prazo para aceitar encerra dia 15 de janeiro

http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2014/01/laranjeiras-do-sulgoverno-beto-richa.html

Nenhum comentário: