quinta-feira, fevereiro 20, 2014
Laranjeiras do Sul:NRE reúne Cooperativas e Associações para assinatura do contrato merenda escolar
NRE reúne Cooperativas e Associações para assinatura do contrato merenda escolar
Nesta sexta-feira, (14/02), os presidentes das Cooperativas e Associações estiveram reunidos com Juli Ani Freitas, a Coordenadora de Merenda Escolar do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, para assinatura dos contratos para a aquisição dos gêneros alimentícios da Agricultura Familiar que serão fornecidos à merenda escolar das escolas da rede pública estadual. Para 2014, as escolas jurisdicionadas ao NRE serão atendidas por oito cooperativas:
- Associação de Agricultores Orgânicos de Quedas do Iguaçu;
- Cooperativa dos Produtores de Leite de Virmond – COLERVI;
- Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Quedas do Iguaçu;
- Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Paraná – CPC PR;
- Cooperativa Regional de Produção, Agroindustrialização e Comercial de Agricultores Familiares de Nova Laranjeiras;
- Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária de Laranjeiras do Sul;
- Cooperativa Agroindustrial 8 de junho; e
- COOPERGALO – Cooperativa Agroindustrial da Agricultura Familiar de Cantagalo.
Estão previstos 58 milhões com recursos destinados para a compra de alimentos da Agricultura Familiar. Isto representa 20 vezes mais o valor repassado às cooperativas em 2010, e 81,25% maior que 2013. A merenda escolar vai atender a 1,5 milhão de alunos. O sistema eletrônico usado pela Secretaria de Estado da Educação para a compra e controle de alimentos da agricultura familiar foi um dos premiados na 7.ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013.
Juli Ani ressalta a importância dos alimentos da agricultura familiar na merenda, que ajudam a incentivar alimentação mais saudável entre os alunos, proporcionando uma maior diversificação nos cardápios das escolas, com mais nutrientes e saúde para o desenvolvimento dos alunos.
As escolas do Paraná estarão recebendo semanalmente direto dos agricultores familiares produtos como: Frutas; Sucos; Complementos; Hortaliças, Temperos e Sementes; Legumes e Tubérculos; Leite; Iogurte e Similar; Carnes e Ovos; Panificados; Cereais; e Feijão. Com esta crescente participação de cooperativas e associações de agricultores familiares, há uma relevante melhora na diversificação das refeições dos estudantes, como também, o aumento da renda dos pequenos agricultores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário