O deputado Valdir Rossoni disse que, com o início das aulas, é gratificante ver os novos ônibus especiais doados às Apaes pelo Governo do Paraná e Assembleia Legislativa circulando e cumprindo o objetivo de atender os alunos portadores de deficiência. “Este é o resultado visível da política adotada pelo governador Beto Richa e da qual nos orgulhamos de compartilhar”, afirmou.
No final do ano passado o Governo do Paraná entregou 115 ônibus para Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) em diferentes regiões do Estado. São micro-ônibus adaptados para o transporte de alunos com necessidades especiais. O investimento foi de R$ 15,4 milhões. Deste total, R$ 9,8 milhões são fruto da economia realizada pela atual administração da Assembleia Legislativa. Mais de três mil alunos estão sendo beneficiados.
Em muitos casos os novos ônibus substituíram veículos sucateados que volta e meia ficavam parados na estrada por problemas mecânicos, causando grandes transtornos aos alunos e a seus pais. Além do fato de os veículos não serem próprios para o transporte. “Agora os alunos têm conforto e segurança e isso tranquiliza os pais e poupa os motoristas, pois antes eles faziam grande esforço para ajudar no embarque e desembarque”, disse Rossoni.
É o que acontece agora na Escola Especial São Francisco de Assis, de Bituruna, que atende 65 crianças e foi uma das beneficiadas com a entrega do veículo novinho. ”A melhoria foi grande com a chegada do ônibus. As adaptações atendem a todas as necessidades de nossos alunos”, disse a diretora da APAE, professora Eliane dos Anjos.
Também os 110 alunos da Escola Municipal Ana Paula Nunes de Educação Especial, mantida pela APAE de Mangueirinha, vivem essa nova realidade. “Nossos alunos utilizavam apenas um ônibus não adaptado, o que dificultava muito o transporte dos alunos. Com o novo ônibus, vai melhorar muito qualidade do serviço e a organização da escola”, disse Maria Helena Fonseca, diretora da APAE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário