quinta-feira, dezembro 19, 2013

Ibope: Richa sobe para 61%

Pesquisa Ibope aponta Beto Richa como favorito para as eleições de 2014

O governador Beto Richa (PSDB) continua muito bem avaliado pela população e é o favorito na disputa das eleições de 2014. Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 19, pela Associação dos Diários do Interior, aponta que 61% dos paranaenses aprovam a maneira de governar do tucano. No desempenho pessoal, Richa tem 56% de ótimo e bom. Nos mesmos conceitos, seu governo tem 54%. E 66% afirmaram voto na sua reeleição.

A pesquisa mostra uma franca recuperação de Richa após as manifestações que varreram o país em junho. A aprovação do tucano – que foi de 73% em fevereiro -, caiu para 52% em julho, subiu para 54% em novembro e agora, em dezembro, atingiu 61%. Entre os conceitos ótimo e bom, o governo Richa subiu 13 pontos nos últimos três levantamentos do Ibope e agora atinge 54%.

Na pesquisa, outros dois levantamentos, reforçam o crescimento da popularidade de Beto Richa. A expectativa para 57% dos entrevistados é que Richa faça, nos próximos 12 meses, um governo ótimo e bom. E 83% dos entrevistados se declararam muito satisfeito ou satisfeito em morar nas cidades paranaenses.

“O momento é de muito trabalho. Temos mais 12 meses para fechar o ciclo de um governo que resgatou os investimentos ao Estado - são mais de R$ 25 bilhões. Somos campeões na geração de emprego, aumentamos de forma considerável os investimentos em saúde, educação e segurança, temos os melhores índices econômicos e sociais do país. Agradeço aos paranaenses pela confiança nesse trabalho, o que mostra também que estamos no caminho certo”, disse Richa.

Universo - 
O Ibope fez 2.002 entrevistas, considerando as variantes de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, entre os dias 10 e 14 de dezembro. O intervalo de confiança é estimado em 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pergunta que rendeu 61% de aprovação a Beto Richa, a desaprovação ficou em 27% e 12% dos entrevistados disseram não saber responder. No desempenho pessoal – em que Richa alcançou 56% de ótimo e bom -, 26% o avaliaram como regular e 11% como ruim e péssimo.

Eleições 2014 - No campo político, mais dois dados positivos para Beto Richa. No potencial de voto do governador, entre os que votariam, com certeza ou poderiam votar, esse porcentual chega a 66%. Outros 27% declararam que não votariam na reeleição e 6% não souberam responder.

Tem mais: 53% dos paranaenses querem que os prefeitos das suas cidades apoiando a reeleição de Beto Richa em 2014. Outros 28% preferem que os prefeitos assumam outros apoios e 19% não souberam opinar.

Outro dado interessante na pesquisa Ibope, ainda no campo político, mostra que 49% dos paranaenses consideram o governo Beto Richa melhor do que os governos de Roberto Requião (PMDB), de 2003 a 2010. Para 29%, o governo Richa é igual ao de Requião e 17%, o consideram pior.

A pesquisa também avaliou o governo da presidente Dilma Rousseff. A presidente recebeu 41% de ótimo e bom, 33% de regular e 27% de ruim e péssimo.

Mais pesquisas - Para o diretor do Ibope, Hélio Gastaldi, o resultado da pesquisa sobre o governo Richa é muito bom, considerando as manifestações de junho e as conseqüências na avaliação da população sobre os governos. “A pesquisa mostra a acentuada recuperação do governo de Beto Richa e sua avaliação pessoal, que é maior ainda, aos patamares antes das manifestações de junho deste ano”, disse Gasltadi.

“São índices maiores se comparados com as avaliações da maioria dos governadores de outros estados e ao do governo federal. Embora um pouco maior na avaliação pessoal, os índices mostram Beto Richa muito identificado ao seu governo e muito bem avaliado em todas as regiões do Estado, com destaque no Noroeste, Sudoeste, Centro Sul e Leste”, completou.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul