quinta-feira, dezembro 19, 2013

Bolsa Cultura encerra as atividades do ano com recital e exposição no Campus Laranjeiras do Sul





A Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul promoveu na última terça-feira (17) um recital e uma mostra cultural para marcar o encerramento das atividades do projeto Bolsa Cultura 2013.

No recital, alunos, professores e bolsistas do projeto de educação musical realizaram apresentações de violão, flauta doce, violino e acordeon. No repertório estavam músicas como Nona sinfonia de Bethoven, Asa Branca, Over the Rainbow, Adeste Fideles, Água de Beber, Lembranças de Amor, Mocinhas da Cidade, entre outras.

“O projeto Bolsa Cultura foi uma oportunidade que nós tivemos de prestigiar a cultura dentro da universidade. Este foi o primeiro edital de muitos editais que teremos a frente”, diz o professor Martinho Machado Junior, coordenador do projeto de Educação Musical. Para ele, o envolvimento da comunidade interna e externa, através da participação de professores, técnico-administrativos, direção do Campus e prefeitura municipal, foi fundamental para o sucesso do projeto. “Foi um trabalho bastante significativo e estamos aí com os resultados colhidos hoje. E teremos mais resultados ainda”, comemora o professor.

Resultados como os da aluna projeto de Educação Musical Rosali Bandeira Machado, que aprendeu a tocar flauta doce nas aulas ministradas pelo maestro João Matias, da Banda Municipal de Laranjeiras do Sul. “Foi muito bom. Inicialmente eu não sabia tocar flauta, muito menos ler partitura, e desde a última semana de maio o maestro Matias, com bastante paciência e muita dedicação nos ensinou, então para mim foi muito proveitoso”, afirma a aluna.

Mostra Cultural 

A Mostra Cultural realizada no saguão do Bloco A, nos dias 16 e 17 de dezembro, expôs trabalhos artísticos realizados por alunos, como desenhos, artesanato e poesias. “Este foi um momento de tentar mostrar aquilo que os alunos fazem e muitas vezes não é divulgado”, aponta Franciele Karoline Lenschuko, técnica em assuntos educacionais da Assae. 

Franciele explica que as atividades culturais são uma das ações contidas no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O Pnaes apoia a permanência de alunos de baixa renda na universidade, viabilizando a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes, e contribui para a melhoria do desempenho acadêmico, tudo para combater situações de repetência e evasão. Para isso são realizadas atividades de avaliação, acompanhamento pedagógico, e também esporte e cultura.

Além do projeto de Educação Musical, a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul  conta também com o projeto do grupo teatral MisticArte, coordenado pela professora Patrícia Guerrero. 

Renata Portela de Oliveira 
Jornalista - MTE 9927/PR
Assessoria de Comunicação 
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Laranjeiras do Sul 
(42) 3635-8655

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul