Na última semana de novembro começam as matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2014 nas escolas e colégios estaduais do Paraná.
A primeira é a da rematrícula, de 25 a 29 de novembro, onde familiares ou responsáveis legais pelos alunos, devem ir à escola confirmar a permanência do estudante na instituição.
A segunda fase, de 2 a 6 de dezembro, refere-se aos alunos da rede municipal que ingressarão na rede estadual e alunos do 9º ano que vão entrar na 1ª série do ensino médio. O mesmo caso vale também para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial e escolas conveniadas para o ano de 2014.
Os prazos são importantes para que a Secretaria planeje com antecedência as ações do próximo ano, principalmente a distribuição de aulas e a infraestrutura. Com esse planejamento antecipado, alunos, professores e funcionários saem ganhando.
A última etapa, de 9 a 13 de dezembro, atende a alunos que estão fora da escola e pretendem voltar a estudar, além de alunos da rede particular que pretendem ingressar na rede pública ou alunos vindos de outros municípios ou estados. Em todos esses casos é preciso comparecer a uma escola estadual no período estipulado para solicitar a matrícula.
Documentos obrigatórios para matrícula na rede estadual:
- Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento;
- Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional;
- Fatura da Copel atualizada;
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade (para quem mudará de instituição).

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