De 100 % do que se arrecada no Brasil, quase 70 % vai parar nas mãos do Governo Federal, em torno de 20% é destinado aos Governos dos Estados e 10% somente chega aos Municípios.
Nereu Moura afirmou que “os Municípios são a parte menos protegida e mais desfavorecida nessa equação do atual sistema existente. Para o prefeito conseguir uma obra ou um recurso, vai até Curitiba ou à Brasília para se humilhar, lutar pra conseguir um benefício qualquer. E quando consegue retorna a sua terra e solta foguetes de alegria, por conquistar algo que é de direito e ao mesmo tempo uma obrigação, porque o dinheiro sai exatamente do povo que vive no município”, diz.
O parlamentar peemedebista acredita que o primeiro passo para mudar esse jogo, é modificar o Pacto Federativo, dar mais poderes ao Município e diminuir o poder do Planalto Central, afinal é nos Municípios que se pratica a Educação, Saúde Pública, a necessidade de oportunidades de trabalho, investimentos na agricultura e infra-estrutura.
“Infelizmente não vejo uma luz no fim do túnel”. As mudanças devem surgir em Brasília, todavia, afirmou o parlamentar “é melhor esperar sentado, para não cansar”. Existem demandas mais simples que não avançam, como as reformas dos Códigos Eleitoral, Tributário, Penal e outros tantos. “Enquanto os políticos não se entendem na Capital Federal, o povo padece na planície”, finaliza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário