sexta-feira, outubro 18, 2013

Coronel Domingos Soares:Descaso de prefeito deixa centenas de ribeirinhos sem balsa no município, barco escola está amarrado no barranco.

O município de Coronel Domingos Soares (cerca de 490 km de Curitiba), vem sofrendo com o descaso da sua administração pública. A cidade, que é basicamente dividida entre agricultura e pecuária, além de algumas poucas indústrias, conta com 70% da sua população no campo e – pasmem – possui mais de quatro mil quilômetros de estradas sem asfaltamento, e todas estão em péssimo estado de conservação. 
E, para piorar, há exato um ano, a Marinha do Brasil interditou pela falta de condições de segurança (sem conservação) a única balsa que fazia a ligação entre Coronel Domingos Soares com Bituruna, Reserva do Iguaçu e Pinhão, partindo da localidade de Barra do Iratin. A balsa, que pertence ao município, era responsável pela travessia também dos alunos, que agora utilizam do barco escola para chegar aos seus destinos. Porém, com a desativação da balsa, muitos pequenos agricultores são obrigados a percorrer uma imensa quilometragem – sendo que, para consertar a balsa, a prefeitura gastaria menos de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), uma bagatela perto dos royalties que recebe da Copel desde que surgiu o alagado, ou seja, a usina de Segredo, nos anos 90. Além disso, o município simplesmente abandonou a conservação das estradas que dão acesso a balsa. 
Esclarecendo: graças ao alagado, ou seja, graças aos ribeirinhos, a Copel repassa mensalmente a importância de R$ 272.000,00 (duzentos e setenta e dois mil reais) somente para o município de Coronel, sem falar nos outros. Este dinheiro, de acordo com a Associação dos Pescadores da Barra do Iratim com o Iguaçu, deveria ser aplicado na conservação da balsa, das estradas; posto de saúde, posto de telefone, entre outras coisas. Mas o dinheiro nunca apareceu. Inclusive, de acordo com a Associação, até a prefeitura nova de Coronel Domingos Soares foi feita com o dinheiro que veio para a execução de uma área de lazer para os ribeirinhos de Nova Iguaçu. O problema é antigo, mas agora, sem a balsa, a associação resolveu se manifestar, já que o prefeito Valdir Pereira Vaz fica prometendo que vai conseguir dinheiro federal para arrumar a balsa enquanto a comunidade agoniza com o desrespeito e a morosidade do poder público. 
O presidente da Associação, Ernesto Francisco Rodrigues da Fonseca, está indignado com a inércia do prefeito, e já tomou a medida que achou necessária. Juntamente com Gervasio Bordignon, secretário da Associação, procurou nesta quinta-feira a promotora de Justiça Dra. Juliane Mitsue Botomé e pediu providências urgentes, em nome de todos os membros da associação que deliberaram sobre a necessidade de resolver o problema. “Esta balsa vai ser reativada de um jeito ou de outro, pois o dinheiro existe e nós precisamos que o direito de ir e vir seja respeitado”, disse Ernesto. A promotora de Justiça disse que vai chamar o prefeito e exigir o cumprimento da lei. A comunidade aguarda ansiosamente um desfecho favorável, nem que para isso a prefeitura tenha que comprar uma balsa nova.
Foto:Ernesto: "a associação deliberou e decidiu que é preciso resolver a situação imediatamente"

Foto:O rebocador, a exemplo da balsa, foi içado para a margem há um ano e está apodrecendo sem os cuidados necessários. Enquanto isso, a população agoniza

Foto:A balsa, em estado precário, também apodrece na margem e, ao fundo, o barco escola amarrado, sem uso..

Por Repórter palhaço eleitor
Atenção administração Municipal de Coronel Domingos Soares, o mal uso de dinheiro público é crime .... então deixar a balsa abandonado, rebocador abandonado e o barco escola parado.. sem uso... O Ministério Público pode abrir uma ação de investigação sobre os fatos acima descritos e posteriormente oferecer ação de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA..
" O POVO NÃO É PALHAÇO" (Repórter Palhaço Eleitor)

Nenhum comentário: