terça-feira, setembro 03, 2013

PELA 6ª VEZ COLÉGIO FLORIANO PEIXOTO ENVIA REPRESENTANTE PARA O PARLAMENTO JOVEM

No Colégio Estadual Floriano Peixoto, em Laranjeiras do Sul, o trabalho desenvolvido com os alunos garantiu pela sexta vez consecutiva a participação no Parlamento Jovem Brasileiro. Este ano, três estudantes da rede estadual de educação do Paraná participarão, de 22 a 27 de setembro, da 10ª edição do Programa. Eles estão entre os cinco selecionados no Paraná. Ao todo, 1.631 projetos de lei foram encaminhados por jovens de todo o país e 78 foram escolhidos. “Nos últimos seis anos, dos 30 jovens paranaenses selecionados para participar do Parlamento Jovem, oito são ou foram alunos do colégio, graças ao trabalho de orientação e motivação que realizamos”, ressaltou o professor Arno Bento Mussoi.
Entre os projetos apresentados, está o da parlamentar jovem Carolina Rodrigues, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, que propõe responsabilizar donos de imóveis e empreendedores no mercado imobiliário para adequação das calçadas, tornando-as ecologicamente corretas e acessíveis aos cidadãos que as utilizam diariamente.
Já o projeto de Fellipe Gonçalves dos Reis, que cursa o 3º ano técnico em Edificações no Colégio Estadual Polivalente, também em Londrina, determina a obrigatoriedade da redução da quantidade de resíduos de construção dispostas no ambiente por meio de ações integradas entre governo municipal de cidades de médio e grande porte e os geradores de resíduos de construção. Ele explica que cada cidade teria uma central de reciclagem desses resíduos administrada pela Prefeitura, responsável por fiscalizar a aplicação da lei.
A aluna Letícia Cristina Glaba, de 17 anos, da escola de Laranjeiras do Sul, discorreu sobre a importância de estabelecer escolaridade mínima para os candidatos de cargos eletivos. “Em qualquer profissão é exigido determinado nível de escolaridade. Então, por que essa não é uma exigência na política também?”, questiona a parlamenta jovem.
A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens parlamentares a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. “Estou me sentindo mais participativo”, avaliou Fellipe, que acredita que projetos como esse trazem mais cidadania aos jovens.
O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.
A avaliação dos projetos é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação. Os projetos selecionados são escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, analisados e classificados de acordo com critérios de originalidade, justificativa e clareza. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e particulares que tenham entre 16 e 22 anos de idade.
No ano passado o aluno Matheus Hismayller Damiani, também do Colégio Floriano, foi escolhido para representar o Paraná em Brasília, com o projeto de lei que estabelecia a expressão “Se beber não dirija” nos cardápios, panfletos e propagandas de bares, restaurantes e casas de eventos. 
Fonte: Secretaria de Estado da Educação
Via RCA

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE