domingo, setembro 29, 2013

Começa dia 20 de outubro horário de verão 2013/2014

Dia 20 de Outubro,  começa o horário de verão 2013/2014, e termina no dia 16 de fevereiro de 2014. A confirmação foi feita nesta semana pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico do Ministério das Minas e Energia. Neste período os relógios serão adiantados em uma hora para os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Segundo o Ministério, a economia gerada equivale a dois mil megawatts, o equivalente a três turbinas de Itaipu, ou ainda o consumo de Brasília e Belo Horizonte juntas, durante o horário de pico (das 18 às 21 horas).
O último horário de verão durou 133 dias, reduzindo em 4,6% o consumo no horário de pico nas regiões onde foi praticado (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além da Bahia). Nesta edição a Bahia não vai participar. Ao todo, estima-se que a economia tenha sido de R$ 160 milhões, em todo o país.
Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:
- Os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
- Os estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
- As regiões Sul e Sudeste, junto com os estados da Bahia e Goiás adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul