Bem Paraná
Começa amanhã em Curitiba a Semana de Luta do Movimento Nacional da População de Rua. Até a próxima segunda-feira serão realizadas diversas ações na Capital voltadas à discussão desta parcela da população. Em Curitiba, os números oficiais falam em cerca de três mil pessoas em vulnerabilidade nas ruas, mas o Movimento Nacional da População de Rua alega que são quatro mil moradores nesta situação na Capital.
“Os números oficiais não batem com os nossos”, diz Leonildo Monteiro, coordenador do Movimento no Paraná. E para chamar a atenção e discutir soluções para este problema — independente do número correto — a Semana de Luta vai ter atividades em Curitiba com palestras, debates e atos públicos. O primeiro ato acontece amanhã na Praça Osório a partir das 9 horas, no Dia da Auto Estima da Mulher em Situação de Rua. “Vamos entregar kits de higiene e beleza para elas. É uma forma de valorizá-las”, conta Leonildo.
Na quinta-feira, o Conselho Regional do Serviço Social realiza o Fórum de Debates — A População de Rua e o acesso ao direito à saúde e a interface com as políticas de Saúde e Assistência Social — às 13 horas, no Auditório da UFPR da Praça Santos Andrade.
Na sexta-feira, a Semana terá a exibição de um filme — Topografia de um desnudo — na Igreja Bom Jesus, a partir das 15 horas, seguido de debate. No sábado, os moradores de rua vão para a Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, para um dia de atividades esportivas.
Na segunda-feira, o movimento realiza um grande ato na Praça João Cândido, a partir das 9 horas. Neste dia, eles plantam uma árvore e depois pretendem realizar uma caminhada até o Centro Cívico, onde entregam cartas de reivindicação aos poderes instalados na região.

Nenhum comentário:
Postar um comentário