Pular para o conteúdo principal

O Paraná precisa pensar mais no Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), utilizou a tribuna durante a sessão plenária para defender os interesses do Paraná e, principalmente, daquela população menos favorecida. Ele declarou que o projeto que permite ao Estado utilizar até 30% dos recursos dos depósitos judiciais, que foi aprovado pelo Legislativo, mas suspenso por decisão do CNJ, trará grandes avanços para as áreas de saúde, educação e infraestrutura e que, por isso é necessário se tentar na Justiça a sua liberação.

Rossoni lembrou que o governo Beto Richa já atraiu mais de R$ 20 bilhões de investimentos privados que irão gerar, além de milhares de empregos, recursos para os cofres públicos que possibilitarão honrar os compromissos no futuro.
“O que o povo quer mais saúde, mais educação e melhor atendimento do estado. Os investimentos trazidos vão permitir ao governo fazer uma caderneta de poupança que irá gerar R$ 2 bilhões ao ano para os governos futuros. Assim estão garantidas as condições de quitar esse empréstimo que estamos tentando fazer agora”, explicou.
Ele lembrou que situação semelhante o estado passou quando da atração das indústrias automobilísticas na década de 90. Muito criticada na época, hoje é responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, além de contribuir significativamente na arrecadação de impostos, no movimento do Porto. “Graças àquela política, Paraná se transformou num dos principais polos automobilísticos do país”.

O deputado disse que em horas como esta é preciso existir união entre os setores organizados da sociedade – não o contrário.  “Temos que ter um corporativismo. Infelizmente aqui não vemos isso”.

Lembrou da instalação de uma indústria da BMW em Santa Catarina, onde o estado vizinho ofereceu as mesmas condições do Paraná, mas contou com a força de uma ministra para atrair o investimento, enquanto que o Paraná, com três ministros no governo federal, tem sido prejudicado pela disputa política.
O deputado aproveitou para criticar as ações do Governo Federal. Disse que em dez anos no poder, o grupo que ali está tem penalizado os estados e municípios brasileiros. “Não há mais como atribuir os problemas do país ao governo de Fernando Henrique Cardoso. As mazelas são atuais”.

Lembra que enquanto os estados estão na penúria e atrás de soluções como esta das custas judiciais, o governo federal empresta dinheiro ao empresário Eike Batista a 3% e cobra do Paraná mais de 8%. Sem falar que repassa ao estado apenas 25% daquilo que aqui é arrecadado e enviado para Brasília. “E quando repassam algum valor para a construção de escolas e merenda, é como se fosse um favor. A verdade é que estão devolvendo apenas um mínimo do que foi arrecadado aqui.”
Estamos atravessando uma fase difícil e quem sofre mais é a população que precisa do atendimento público em todas as áreas. Lutar por isso é uma questão de cidadania e bom senso.

Fonte:Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins - Assessoria de Comunicação da Presidencia
 
 
Assembleia Legislativa do Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.