Os vereadores do PSDB, Aldemar Becker e Marivaldo Caprini se reuniram recentemente com o Presidente do Instituto São José, Dr. Paulo Leal, para tratar sobre a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital. A convite do diretor do Instituto também participou da reunião Valdemir Scarpari, diretor Executivo da Assiscop.
Na oportunidade ficou definido que será agendada uma reunião com os seis prefeitos e Secretários de Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio, no sentido que os mesmos auxiliem financeiramente o Instituto São José, visando a contratação de um Médico Intensivista, que ficará responsável pela UTI em Laranjeiras do Sul.
Desde 2011 que o Instituto São José aguarda para colocar em funcionamento a sua UTI. O prédio está pronto há dois, mas faltavam os equipamentos e o corpo clínico. Após um convênio firmado com o Governo do Estado, no ano passado, a Secretaria de Saúde do Paraná ficou responsável pelos equipamentos. Em torno de 95% desses equipamentos já foram adquiridos. O restante deve ser providenciado em no máximo um mês e meio. Esta, porém, é a primeira etapa a ser cumprida, porque uma nova batalha começa para que a UTI realmente funcione: precisa de um médico especialista. É o chamado médico intensivista, obrigatório para uma Unidade de Terapia Intensiva entrar em funcionamento.
Por isso ficou claro a necessidade de que todos os municípios da região encampem esta luta e firmem um convênio para todos juntos contratarem o médico intensivista para atender na unidade já que a UTI vai atender, além de Laranjeiras, todos os municípios da Cantu.
A UTI do Instituto São José terá 10 leitos adultos, e vai abranger o atendimento para todos os municípios da Cantu, um total de mais de 247 mil pessoas, e também ficará à disposição de todo o Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário