quarta-feira, maio 29, 2013

Projeto da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul ministra curso que ensina a aproveitar integralmente a laranja

Aproveitamento de Laranja” foi o tema do curso ministrado, no último dia 25, pelo projeto de extensão “Melhoria da qualidade higiênico sanitária e diversificação de produtos alimentícios como apoio as ações organizativas de mulheres no território Cantuquiriguaçu” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. A atividade fez parte do evento “Escola da Juventude”, que aconteceu no Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), em Rio Bonito do Iguaçu (PR).
Com carga horária de 4 horas, o curso foi direcionado a alunos do ensino médio e filhos de assentados e ensinou como aproveitar de forma integral a laranja. “Do bagaço, ensinamos a fazer uma compota, fizemos também a casca cristalizada e ensinamos a enriquecer o suco acrescentando abóbora cozida, o que aumenta as propriedades nutricionais. Essas informações podem trazer um aumento de renda para os participantes do curso, pois a laranja é uma das frutas que mais são descartadas exatamente porque as pessoas desconhecem o processamento. Na atividade, mostramos a eles uma alternativa de utilização total da fruta”, ressaltou a professora e coordenadora do projeto, Cátia Tavares dos Passos.
Sob orientação da professora, o curso foi ministrado pelos alunos do curso de Engenharia de Alimentos e bolsistas do projeto Anderson Felix da Silva, Daiane Lançanova e Jaqueline de Oliveira. “A atividade é muito importante para a formação dos estudantes porque, para a elaboração do curso, eles fizeram pesquisa, montagem de material utilizado, além de ministrarem o próprio curso. Assim, os acadêmicos agregam conhecimento e aplicam o que aprenderam em aula”, afirma Catia.
Esta foi a primeira atividade do projeto, que iniciou em abril. A equipe conta ainda com os professores Humberto Rodrigues Francisco e Larissa Bertan.
Projeto
O objetivo central do projeto de extensão “Melhoria da qualidade higiênico sanitária e diversificação de produtos alimentícios como apoio as ações organizativas de mulheres no território Cantuquiriguaçu” é realizar ações de formação e capacitação para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, mulheres indígenas e mulheres de áreas urbanas ou periurbanas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo com a renda familiar, melhorando a qualidade higiênico-sanitária dos produtos alimentícios elaborados nas agroindústrias e nas residências, além de promover a diversificação desses alimentos. Busca-se também estimular a produção e o desenvolvimento de novos produtos com características regionais de forma sustentável.
O projeto está vinculado ao programa de extensão Apoio à ações organizativas de integração social e produtiva para mulheres do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu”, coordenado pela professora Manuela Pereira.
Via Adolfo Vaz Jornalista MTB 8432/PR Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Laranjeiras do Sul 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul