terça-feira, março 26, 2013

Quarto Centenário:Nereu Moura comemora entrega de equipamentos para o município


O deputado estadual Nereu Moura participou juntamente com o governador Beto Richa, nesta terça-feira (26), da entrega de equipamentos para reforçar o atendimento de saúde em 68 municípios paranaenses. Entre os materiais estão 19 conjuntos de aparelhos para a estruturação de Unidades de Saúde da Família, 16 aparelhos de raio-x e 200 computadores.

O prefeito de Quarto Centenário, Reinaldo Krachinski, veio a Curitiba especialmente para receber um conjunto para a unidade de saúde, que é formado por 65 itens e inclui consultório odontológico, mesa clínica, balanças, autoclaves, pinças e armários entre outros equipamentos necessários para garantir a atenção adequada aos pacientes.

“Fui há pouco tempo com o Nereu Moura até a Secretaria de Saúde solicitar os equipamentos para a nossa unidade de saúde e agora graças a Deus todos chegaram e vão beneficiar muito a qualidade do atendimento aos cidadãos do município”, garantiu o prefeito.

“O Governo do Paraná está dando atenção especial ao interior. São ambulâncias, micro-ônibus e equipamentos para os hospitais. Essa ajuda é fundamental, principalmente para os pequenas cidades, que possuem poucos recursos para cuidar da saúde da sua população”, frisou o deputado.
Richa afirmou que os novos equipamentos garantem atendimento de mais qualidade nas unidades dos municípios beneficiados, evitando que as pessoas precisem se deslocar para realizar exames e consultas. "O Paraná hoje é um Estado mais saudável”, disse o governador. “Conseguimos alcançar avanços significativos agindo sem medir esforços", afirmou. O governador citou a redução de 21% na mortalidade materna, a ampliação no número de transplantes, o suporte financeiro para hospitais municipais e filantrópicos, com o programa HospSus, e a melhoria da rede de urgência e emergência em várias regiões do Paraná. Ele destacou ainda os investimentos na área de saúde, que atingem 12% do orçamento do Estado, conforme determina a Emenda 29.
Além de Quarto Centenário, receberam os conjuntos para as Unidades de Saúde os municípios de Anahy, Bituruna, Califórnia, Conselheiro Mairinck, Coronel Vivida, Foz do Jordão, Francisco Alves, Iguati, Itapejara do Oeste, Ivaí, Laranjal, Munhoz de Melo, Pontal do Paraná, Quedas do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, São João do Caiuá, São Miguel do Iguaçu e Tomazina. Até 2014, o governo estadual pretende construir, reformar e ampliar 400 Unidades de Saúde da Família. Já foram entregues 72 novas unidades e outras 56 estão em construção.
"Não basta construir uma unidade de saúde ou hospital, também temos que investir em custeio e, principalmente, em equipar essas unidades", destacou o secretario de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Ele informou que mais 70 conjuntos estão sendo adquiridos e serão repassados para cidades ainda não atendidas.
"Temos um governo municipalista, que reforça a atenção básica a saúde onde as pessoas mais precisam", disse Caputo Neto. Ele adiantou que no início do próximo mês o governador Beto Richa lança o Programa Paraná Urgência, que vai disponibilizar R$ 210 milhões para custear atendimentos de emergências.

RAIOS-X – Os 16 aparelhos de raio-x repassados pelo Estado foram adquiridos com recursos de emendas de parlamentares. O investimento chega a R$ 1,26 milhão.

COMPUTADORES – Os computadores são do Programa de Expansão da Estratégia Saúde da Família, do Ministério da Saúde. O Paraná definiu os municípios beneficiados pelo fator de
correção de desigualdades regionais e o número de equipes cadastradas para atuação na Saúde da Família. Ao todo 39 municípios receberão computadores.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul