segunda-feira, março 18, 2013

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE 700 EMBALAGENS VAZIAS E 20 COM AGROTOXICOS OBSOLETOS LOCALIZADAS NAS MARGENS DO RIO IVAI





Nesta quinta feira, dia 14 de março de 2013, por volta das 10 horas da manhã, em apoio a associação de pescadores do Porto Ubá, Policiais Militares da Segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental de Londrina, deslocaram até a cidade de Lidianópolis, aproximadamente 130 km de Londrina, para o recolhimento de aproximadamente 700 embalagens vazias de agrotóxicos utilizados como defensivo agrícola que estavam abandonados e expostos as margens do rio Ivaí, e 20 embalagens ainda cheias de defensivos desconhecidos em seu interior, este material estava em local a céu aberto dentro da área de preservação ambiental do rio Ivaí.

O material foi descoberto após denuncia anônima recebida pelos pescadores que constituem a Patrulha Ambiental, voluntários da sociedade civil organizada que colaboram com ações de proteção ao rio e meio ambiente com o apoio da prefeitura de Lidianópolis e outros órgãos públicos e privados, incluindo a 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Londrina .

Segundo os pescadores eles localizaram todas as embalagens em área de preservação permanente do rio Ivaí, próximo a nascente de água, em local a cerca de 30 metros de distancia do leito do rio Ivaí, e relataram que as embalagens poderiam ter caído ou sido atiradas dentro do rio na localidade conhecida por balsa da Mariza, entre os municípios de São Pedro do Ivaí e Fênix.

Se o material apreendido chegasse ao rio teríamos um grande acidente ambiental, os patrulheiros depois de localizar as embalagens, as embalaram em sacos plásticos e levaram para a sede da patrulha ambiental em Lidianópolis, e comunicaram nossa Companhia de Polícia Militar Ambiental.

Os  Policiais Militares Ambientais apreenderam e encaminharam o material para a para a sede em Londrina, aonde o material está seguramente estocado de forma provisória até sua destinação final.

Em primeiro momento não foi possível identificar o responsável pelo despejo das embalagens pois os rótulos dos produtos foram retirados dificultando sua identificação mas se verifica que são agrotóxicos obsoletos, provavelmente organofosforados da década de 1980,  por estarem em embalagens de vidro, material que não é mais utilizado atualmente em decorrência do risco que apresenta.
                                   
Duas atitudes estão sendo tomadas simultaneamente, a primeira delas é a devida destinação das embalagens e material químico apreendido que acontece em parceria com a Anpara (Associação Norte Paranaense de Revendedores Agroquímicos) que estará recebendo estas embalagens em caráter excepcional, com o IAP  (Instituto Ambiental do Paraná e SEMA
(Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e Instituto Águas Paraná, que irão em conjunto colaborar com a destinação dos produtos químicos ainda embalados.

A segunda medida é a localização e responsabilização do autor deste crime ambiental que ainda não foi identificado, sendo que este fato somente será possível com a denuncia das pessoas da comunidade pois a maioria das embalagens tiveram seus rótulos retirados para não ser possível a identificação do produto e seu proprietário.

Agradecemos as diversas denúncias recebidas e solicitamos que a comunidade continue denunciando os crimes para que a Polícia Militar Ambiental possa cumprir melhor seu papel de proteção ao meio ambiente.
É ordem direta do governador Beto Richa e nosso comandante o Tenente Coronel Chehade Elias Geha,  para que as ações de proteção ambiental sejam intensificadas, e o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.
 Relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.
Fonte: Capitão QOPM Ricardo Fardim Eguedis
Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul