domingo, fevereiro 03, 2013

Lino Oviedo, candidato Presidente do Paraguay morre em acidente de helicoptero


Lino Oviedo participou da junta militar que governou o Paraguai durante os Anos de Chumbo na América Latina
O candidato à presidência do Paraguai Lino César Oviedo morreu na noite passada, após a queda de um helicóptero. Ele participou de um ato político no Estado de Concepción e retornava para Assunção, capital do país, no momento do acidente.
Uma comitiva de militares e agentes de polícia especial foi enviada à área do acidente, na cidade de Concepción, onde foi encontrado o helicóptero acidentado e os três corpos carbonizados. Lino Oviedo, aposentado militar, 69 anos, teve participação ativa no golpe de Estado de 1989, que derrubou o ditador Alfredo Strossner. Desde então, havia adquirido um papel de primeira linha no cenário político do Paraguai.
Em 1999, ele foi acusado de incitação ao assassinato do vice-presidente José María Argaña e de ser um dos idealizadores do massacre, que ocorreu durante os protestos populares em março daquele ano, e que levou à saída do presidente Raúl Cubas.
Oviedo permaneceu por tempo indeterminado na Argentina antes de fugir clandestinamente para o Brasil. Após ser detido em Foz do Iguaçu, Oviedo teve garantida a liberdade no país; a justiça brasileira negou seguidas vezes pedidos de extradição do governo paraguaio, alegando terem motivação política. Durante o exílio Oviedo foi acusado de incentivar um golpe de Estado contra o presidente interino González Macchi, em 2000.
Declarando confiança na justiça paraguaia e em sua capacidade de provar-se inocente, Oviedo retornou a Assunção após cinco anos de exílio. Oviedo foi imediatamente preso, e cumpriu pena até o dia 6 de setembro de 2007. Nesta data, a justiça do Paraguai decidiu que os dezoito meses que ele passou detido no Brasil deveriam ser considerados. Dessa maneira, Oviedo cumpriu metade da pena e teve direito à liberdade condicional. Em 2008 candidatou-se à Presidência, tendo sido derrotado por Fernando Lugo que seria destituído do cargo em 2012.
Atualmente, Oviedo era candidato pelo partido de extrema-direita União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace) para as eleições gerais, marcadas para o dia 21 abril. Ele foi legitimado candidato em uma lista única ao lado do candidato a vice-presidente, Alberto Soljancic, após participarem das primárias ocorridas em dezembro do ano passado.
Fonte:Correio do Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

foi um grande homen que Deus o acolha na outra jornada para nos vc sera para sempre o nosso presidente...

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE