terça-feira, fevereiro 05, 2013

Laranjeiras do Sul:A raposa velha na SEMUSA


Recebemos as fotos acima de uma leitor de olho aberto, ele registrou as imagens na manhã de ontem (4), ele estava aguardando para tentar conseguir uma consulta médica com clínico geral quando repentinamente uma RAPOSA VELHA invadiu a Saúde Pública, mas precisamente por uma galeria fluvial ficando a vista na grade de proteção próximo a sala de espera de consultas e a sala de vacinas.

A raposa pode transmitir a RAIVA, podendo levar até a morte

Parece que a vigilância sanitária pouco está fazendo, pois este caso é um saco de abrangência da vigilância sanitária, imaginem se esta raposa consegue sair desta canalização e adentra pelo posto de saúde..... até o momento ninguém foi verificar esta situação... fica a dica!!!

Abaixo um texto da Dra. Cristiana Ferreira Jardim de Miranda sobre a raiva...


A Raiva é uma doença causada por um vírus que provoca uma encefalite e leva o doente à morte em alguns dias após o início dos sintomas. É transmitida, principalmente, por um animal contaminado para pessoas ou outros animais, através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosas (olhos, boca, etc.). Os animais que adoecem e transmitem a doença são os mamíferos terrestres. Aves, répteis e anfíbios não são acometidos.

No Brasil existe apenas um caso comprovado de cura da doença (humano), em 2008. Em 2011 ocorreram três casos de raiva humana no Brasil, sendo dois transmitidos por cão e um por macaco, todos na região Nordeste.

Que animais de estimação podem adquirir raiva?
Cães e gatos são os principais animais domésticos que transmitem a doença ao homem, mas outros animais domésticos também podem ter a doença e ocasionalmente transmitir, como bois, cavalos, porcos. Existe também um ciclo entre morcegos – que transmitem a doença principalmente para bovinos, equinos e o homem, além de outros animais silvestres, sendo que no Brasil existem casos de raiva no homem transmitido por saguis (macacos, micos), raposas e cachorros-do-mato.

A raiva é causada pelo quê? O que ela desencadeia no organismo do animal?
A doença provoca uma paralisia progressiva, que pode ser antecedida de uma fase de excitação – fase furiosa –, percebida principalmente em cães. Há uma mudança de comportamento e o animal passa a não reconhecer o seu ambiente e o seu dono, foge da luz, para de comer ou passa a comer coisas não habituais (madeira, metais, etc.) e para de beber água. O som (latido, miado) se modifica, parecendo que o animal está rouco ou engasgado. A partir desse ponto, a paralisia progride até a morte. Alguns animais não apresentam a fase furiosa ou esta é muito curta e não percebida.

Qual é o período de incubação?
O período de incubação (da entrada do vírus no organismo até o aparecimento dos primeiros sintomas da doença) é bastante variável, podendo ser de dias até meses ou anos. Há estudos em cães e gatos que indicam que nessas espécies a transmissão pode se dar até cinco dias antes do início dos sintomas e perdurar até a morte.

Quanto tempo demora para os sintomas aparecerem? Neste tempo já é possível o contágio? O que é a chamada raiva furiosa? 
A raiva furiosa corresponde à fase de excitação.

E a raiva muda?
A raiva muda corresponde à raiva paralítica, quando a fase de excitação não aparece.

Como prevenir a raiva?
A raiva é facilmente prevenível em animais domésticos pela vacinação anual. O Ministério da Saúde promove, anualmente, campanhas de vacinação para cães e gatos. Para a prevenção da raiva humana, basta iniciar o tratamento o mais breve possível após o contato, seguindo as orientações médicas, que podem variar da observação do animal agressor até a aplicação de soro e vacinas. Apenas cães e gatos são observados.


Como é feito o diagnóstico da doença?
O diagnóstico da doença é clínico e laboratorial, sendo que a comprovação normalmente é post-mortem, pela pesquisa do vírus no cérebro.

Filhotes podem pegar raiva?
Filhotes podem pegar a doença através do contato com a saliva de animal contaminado. Filhotes podem ter proteção parcial adquirida pela mãe, caso essa seja imunizada contra a doença.

Nessa idade a doença é mais perigosa?
Há registros de casos de raiva humana transmitida por filhotes, através de mordeduras e lambedura de mucosas.

Se um animal vacinado for mordido por outro com raiva, o que fazer?
Se um animal vacinado for agredido por animal suspeito de raiva ou raivoso, deve ser comunicado ao serviço de zoonoses local, pois a conduta pode variar conforme a idade, estado vacinal do animal e restrição de movimentos (confinado, semiconfinado ou solto).

Dra. Cristiana Ferreira Jardim de Miranda - CRMV 4164-MG - é Médica Veterinária, Mestre em Epidemiologia e Doutora em Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva pela UFMG. (http://idmedpet.com.br/saude-de-a-z/raiva-pode-ser-transmitida-por-mordidas-arranh-es-e-lambidas-saiba-mais.html)

Direitos autorais
É expressamente proibida a reprodução parcialmente ou totalmente desta reportagem sem citar devidamente os créditos conforme segue "Reportagem Blog olho aberto Paraná conforme Lei 9.610/98".
 

20 comentários:

Anônimo disse...

A VIGILÂNCIA SANITARIA PREFERE IR PRENDER MEIA DÚZIAS DE "VOLTA DE LINGUIÇAS"...QUE É BEM MAIS FÁCIL QUE PRENDER UMA RAPOSA !

Anônimo disse...

MINOTTO...TALVES ELES CAÇAM ESSA RAPOSA AGORA NO CARNAVAL ! POIS OS POSTOS DE SAÚDE FECHARÃO SEXTA DIA 08 E RETORNARÃO SOMENTE NA QUARTA DIA 13...NESSE INTERVALO NINQUEM PODERÁ FICAR DOENTE,POIS NEM PLANTÃO TERÁ...DEVE DAR TEMPO SUFICIENTE PARA CAÇAR A RAPOSA DE SEXTA-FEIRA (O8)DAS 17:00 HS ATÉ QUARTA-FEIRA (13) AS 08:00...O PROBLEMA É QUE NINQUEM PODE FICAR DOENTE NA CIDADE ! SE ALGUÉM FICAR DOENTE SUGIRO QUE VÁ NA FRENTE DA CASA DA PREFEITA...

Anônimo disse...

Que horror! Que falta de higiene em pela Secretaria MUNICIPAL de Saúde... imagine como está nos outros lugares, se bem que na prefeitura não tem raposas mas tem vários "macaquinhos" hahahahahahaha...

Anônimo disse...

MINOTO QUERIA FAZER UMA RECLAMAÇÃO, NEM PRECISA ACEITAR ESSE COMENTÁRIO, EU FAÇO ACADEMIA NA BODY PLANET E TODAS AS QUARTAS,QUINTAS E SEXTAS VEJO QUE TEM UM CAMINHÃO ESTACIONADO DESCARREGANDO ALI PERTO DO POSTO RINALDI E UM OUTRO NO MEIO DA RUA, ALI JÁ É RUIM POIS É UMA DECIDA E AINDA ESSES CAMINHÕES FICAM ATRAPALHANDO A PASSAGEM... NÃO RESPEITAM MESMO AS RUAS, QUE ESTACIONEM DENTRO DE SEUS ESTABELECIMENTOS AO INVÉS DE FICAR NO MEIO DA RUA ATRAPALHANDO A PASSAGEM DOS OUTROS, VERIFIQUE ISSO... TODAS AS QUARTAS,QUINTAS E SEXTAS PERTO DAS 8 DA MANHÃ, PERTO DO POSTO RINALDI DA AVENIDA.

Anônimo disse...

Nós já sabiamos que as raposas velhas iriam voltar novamente, mais não a tal ponto de chegar a sair até pelos canos. isso é pra acaba!!!!.as raposas velhas estão entrando por todos os lados, kkkkk.

Anônimo disse...

deve ser o SCARPARI kkkk deve tar com saudade da tetinha kkkk

Anônimo disse...

É um fato interessante, devemos enviar uma petição ao ministério público para verificar onde está a vigilância sanitária que ainda não foi pegar a dita RAPOSA VELHA, ou melhor, vamos abrir uma CPI para apurar o caso. É obvio que alguma coisa aí tem, neste mato tem raposa,ops, digo, coelho. E agora? O que vamos fazer? Acho que alguém deve ser culpado por ter aparecido uma raposa no SEMUSA... Tal fato é tão importante que me gastou o tempo fazendo este comentário, que é menos importante ainda. Resumindo... de quem é a culpa por ter entrado qualquer animal em qualquer lugar da cidade? Reportagens como essa merecem destaque nas mídias internacionais.

Anônimo disse...

Já que não tem mais plantão do pessoal da saúde, vai ver a raposa resolveu colaborar e dar plantão. Como podemos ver o mamífero da família dos marsupiais, tá tendo gestos mais humanos que a atual adminstração.

Anônimo disse...

sabiam que esses bichos só ficam em abientes em que se sitam a vontade e normalmente vivem em bandos??

Anônimo disse...

isso ai nao e raposa e ganba e fede para caranba que nem o gero da prefeita

Anônimo disse...

ESSA É A ULTIMA RAPOSA VELHA A SER CASADA AS OUTRAS JA FORAM CASADAS DIA 31 DE DEZEMBRO 2012..

Anônimo disse...

Até mesmo o cão pode ser um transmissor da Raiva, esse mesmo cao que pessoas da cidade soltam nas estradas do interior do municipio por falta de cuidado ou por nao querer mais o animal...
Fica a dica!!!!

Anônimo disse...

O pior transmissor de raiva...ainda chama se ser humano que além de não fazer nada o dia inteiro,fica escrevendo coisa que não sabe.Gostaria de ver através desse blog uma coisa positiva da atual administração,ou tbém para para analisar como anda a nossa casa da lei...ou não podemos falar.

Anônimo disse...

ELES ESTAO PREOCUPADOS EM TIRAR ALCOOL LIQUIDO DO COMERCIO , E PERSSEGUIR QUEM FOI CONTRA, NAO TEM TEMPO DE TIRAR A RAPOSA .

Anônimo disse...

ao comentário das 16:22.
não há como divulgar algo que não acontece. simples assim.

Anônimo disse...

pela idade e tamanho da raposa deve ter uns 8 anos e não 36 dias hehehe

Anônimo disse...

Para a pessoa que escreveu Reportagens como essa merecem destaque nas mídias internacionais. Você é um desocupado tanto quanto qualquer um de nós pois está lendo e postando, e se acha, admita que GOSTA DE FICAR POR DENTRO,DOS ASSUNTOS AQUI DESCRITOS, vamos para de hipocrisia,e admitir gostamos do OLHO ABERTO, e não é crime, ok, lemos nos indignamos, rimos, PARE JÁ DE FRESCURA, CARA SE É FOFOCA VOCÊ GOSTA.

Anônimo disse...

Para a pessoa que escreveu Reportagens como essa merecem destaque nas mídias internacionais. Você é um desocupado tanto quanto qualquer um de nós pois está lendo e postando, e se acha, admita que GOSTA DE FICAR POR DENTRO,DOS ASSUNTOS AQUI DESCRITOS, vamos para de hipocrisia,e admitir gostamos do OLHO ABERTO, e não é crime, ok, lemos nos indignamos, rimos, PARE JÁ DE FRESCURA, CARA SE É FOFOCA VOCÊ GOSTA.

Anônimo disse...

É AS VELHAS RAPOSAS DA POLITICA LARANJERENSE VOLTANDO...LITERALMENTE !

Anônimo disse...

PARA O INVOCADINHO QUE ACHOU A POSTAGEM FOFOCA...ISSO NÃO É FOFOCA,É FALTA DE CAPRICHO,EM UM LUGAR AONDE ALGUÉM PROCURA ATENDIMENTO DE SAÚDE SE DEPARA COM UM ANIMAL SAÍNDO PELA TUBULAÇÃO ! FAZ MUITO BEM O MINOTTO DE EXPOR ISSO,POIS CASO CONTRÁRIO A MÍDIA "CHAPA BRANCA" DA CIDADE JAMAIS NOTICIARIA ISSO !

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul