quarta-feira, dezembro 12, 2012

Laranjeiras do Sul:Fórum é considerado uma das mais bonitas obras de arquitetura do Paraná

O Forum de Laranjeiras do Sul (foto acima), Desembargador Marçal Justen assim denominado, fica na memória e na história de milhares de pessoas , Doutores da lei que por ali passaram , e doutores da lei que aqui estão, são histórias de conflitos e debates mas acima de tudo imperou   a " justiça".
O Fórum Marçal Justen fica agora a disposição do Executivo de Laranjeiras um documento passado pelo estado as mãos do atual prefeito Berto Silva mas que somente agora depois de pronto o novo fórum terá seu destino o antigo fórum que foi marcado em 2002 em um livro como um dos fóruns mais bonitos do estado devido a sua arquitetura forense, obedecendo os moldes dos grandes fóruns do Brasil. 
Recebeu o nome de Marçal Justen  em homenagem ao então juiz de direito, que efetivou a comarca de Laranjeiras Do Sul como desmenbrado do antigo território do Iguaçu isto em 1946... Marçal Justen nascido em Curitiba , Bacharelado em 1942 pela UFPR, Iniciou-se sua carreira em 1943 nomeado já promotor em Morretes, em 1944 fez concurso para juiz substituto e em 1946 foi efetivado como juiz de direito e seu primeiro grande feito ele foi designado para instalar a comarca de Laranjeiras Do Sul e assim o fez com méritos.

Em 1967 foi alçado como Desembargador, falecido em 1978 e tem por todo Paraná , seu nome escrito em praças e escolas.

A Sala de juri foi dada o nome de Jorge Luiz Barreiro, que foi eleito vereador mas não chegou a assumir pois sua vida foi interrompida por grave acidente que o levou a óbito.

Historias estas resgatadas pelo presidente eleito da OAB Dr Marco Aurélio Pelizzari Lopes que nos acompanhou até o fórum no qual conseguimos uma foto do estimável livro " Fóruns do Paraná", que está no cofre do Cartorário e amigo o Porto. (foto acima)

Agradecimento especial ao Dr Marco Aurelio e ao Porto do cartório pela disponibilidade e atenção dada a nossa reportagem.

Fotos e reportagem Hercules Folador 

Nenhum comentário: