quinta-feira, dezembro 06, 2012

Guarapuava:Município integra Núcleo Sudoeste de Fiscalização do CREA-PR


Guarapuava passou a integrar essa semana o Núcleo Especializado Sudoeste de Fiscalização do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). A unidade tem sede em Cascavel e, além do município no Oeste, abrange o setor de Pato Branco.
O desenvolvimento de núcleos especializados é uma iniciativa, lançada no início de 2012, com a implantação do DEFIS (Departamento de Fiscalização), de abrangência estadual, para planejar e controlar todas as ações de fiscalização do Conselho. Junto com outras ações integradas, o objetivo é aumentar em, no mínimo, 50% a quantidade de fiscalizações, assim como elevar a qualidade das ações.“É de grande importância termos um padrão na fiscalização, por isso desenvolvemos este conceito de Núcleos Especializados. A centralização da gestão de fiscalização no DEFIS já nos trouxe resultados positivos, com o aumento considerável das ações realizadas no Paraná”, diz o presidente o CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger.
Com as mudanças, o CREA-PR também quer especializar as ações fiscalizatórias. Assim, o Conselho assegura que cada modalidade profissional seja fiscalizada pelo seu respectivo fiscal profissional - engenheiros civis fiscalizam a Engenharia Civil, os engenheiros agrônomos a Agronomia e, assim, sucessivamente.
Antes da centralização no DEFIS e da criação dos núcleos especializados, as ações de fiscalização ficavam segmentadas nas Regionais. “Um planejamento efetivo permitirá ao CREA-PR contar com a equipe de fiscalização atuando em todo o território estadual, estendendo a limitação geográfica das regionais”, explica a gerente do DEFIS, Vanessa Moura. “Desta forma, as regiões ganham um corpo funcional de fiscalização maior e mais especializado no atendimento das diversas demandas”, completa.
Também nessa semana, em Maringá, foi inaugurado o Núcleo Especializado Norte. A unidade abrangerá os setores de Maringá, Apucarana e Londrina. Em outubro, iniciou suas atividades o Núcleo Especializado Leste, que compreende Curitiba e Ponta Grossa.
João Quaquio - Jornalista

Nenhum comentário: