sábado, dezembro 01, 2012

Guarapuava:Aeagro avalia 39 TCCs do curso de Agronomia da Unicentro


A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava avaliou, entre 19 e 23 de novembro, 39 trabalhos de conclusão do curso de Agronomia da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Pelo quinto ano consecutivo, a Aeagro premiará os melhores TCCs.
Os trabalhos são avaliados em três quesitos principais: o conhecimento teórico e a sua aplicação na prática, a habilidade na condução do estágio e a atitude ou postura que possibilite uma contribuição à Agronomia a partir do estudo realizado. O resultado da avaliação - eleição dos cinco melhores -, só é conhecido na colação de grau da turma, geralmente realizada em março de cada ano.
Como prêmio, o formando recebe um certificado em forma de placa da Aeagro. Além disso, o melhor trabalho é divulgado na íntegra na página da associação na internet www.aeagroguarapuava.com.br, na seção de downloads. Lá estão os quatro vencedores nas edições anteriores, os engenheiros agrônomos Thaísa Fernanda Pietrovski, com “Competição de híbridos de tomate salada indeterminado visando produtividade, resistência e qualidade dos frutos”, Ires Cristina Ribeiro Oliari, com “Gestão estratégica da cultura de batata visando otimização de seu cultivo na região de Guarapuava”, Omar Possatto Junior, com “Melhoramento do trigo visando resistência à ferrugem da folha”, e Mariana Ferreira Saab, com “Processo de obtenção e produção de semente genética de soja”.
O TCC do curso de Agronomia da Unicentro é o chamado Relatório de Estágio Supervisionado. Isto significa que, através da oportunidade de estágio, o estudante tem a possibilidade de aplicar os conhecimentos obtidos na graduação em um experimento ou pesquisa científica. O presidente da Aeagro, engenheiro agrônomo José Roberto Papi, exalta a qualidade dos trabalhos apresentados em 2012.
“Os TCCs foram de boa qualidade. Inclusive, vários formandos foram contratados pelas empresas onde estavam fazendo o estágio. Isso comprova que puderam mostrar seus conhecimentos. Mérito da universidade, que está formando bons profissionais”, afirma.
Alguns dos trabalhos foram elogiados pelas bancas de avaliação do curso de Agronomia pela forte inclinação à pesquisa. Com algumas modificações, observa Papi, já podem ser utilizados como base na defesa de uma futura dissertação de mestrado.
A turma que receberá o canudo em 2013 é a primeira na qual a Aeagro acompanha a graduação do início ao fim – da entrada à saída da universidade. Entre as ações desenvolvidas, além da premiação aos TCCs, estão palestras que expõem assuntos ligados ao associativismo e a defesa de valores da Agronomia, como ética e profissionalismo.
“A sociedade vai ganhar com profissionais mais conscientes da importância em proteger a sociedade, por meio da produção de lavouras e alimentos seguros. Por parte da associação, temos o ganho de possuirmos agrônomos sabedores do valor do associativismo, de juntar forças na defesa da profissão. E a universidade ganha na divulgação e reconhecimento dos trabalhos científicos”, comenta Papi. “Agradecemos à Unicentro e aos professores do curso de Agronomia por nos abrirem as portas na realização desse trabalho”, completa.
A Aeagro é a entidade de classe que faz a defesa dos interesses e do exercício ético da profissão de Engenheiro Agrônomo em Guarapuava. Em 2012, ganhou o Prêmio CREA-PR de Qualidade na categoria destaque regional.
João Quaquio - Jornalista
Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul