segunda-feira, dezembro 17, 2012

Com reajuste pela inflação, projeto das custas judiciais entra em pauta

O Tribunal de Justiça do Paraná apresentou, na última sexta-feira (14), um novo projeto de reajuste das custas judiciais e cartorárias no estado. A nova proposta prevê um reajuste linear de 18,15%, repondo o índice de inflação acumulado de 2010 a 2012.

 “Tínhamos uma opinião contrária sobre a  mensagem anterior e não colocaríamos em votação esse ano com aqueles índices que chegavam a 300 e 1000%. Fizemos uma proposta que se viesse uma mensagem com um índice factível ela seria apreciada”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao ler a mensagem na sessão plenária desta segunda-feira (17).
A partir da leitura, a mensagem passa a ter o trâmite normal na Assembleia, e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Vou cumprir agora o que determina a Constituição, que é colocar o projeto em pauta. Agora ela será analisada pelos deputados para ver se esse aumento é compatível com a realidade”, explicou.
O projeto enviado anteriormente previa reajuste de até 1.000% e foi retirado pelo TJ após uma grande mobilização, encabeçada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, e apoio dos demais parlamentares e diversos setores da sociedade.
O TJ argumentou que aumentou anterior foi realizado com os cálculos de inflação até o ano de 2006, e passou a vigorar em 2011, após uma longa discussão na Assembleia. Quando aprovado, o projeto recebeu ainda uma emenda dos deputados que cortou em 50% o reajuste à época.

Saiba mais:
Rossoni recebe apoio contra alta das taxas de cartórios
OAB-PR apoia Rossoni contra o aumento das custas de cartórios

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul