terça-feira, novembro 06, 2012

CREA-PR debate Eficiência Energética e os desafios na busca da sustentabilidade


Há dois anos, o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) criou um Grupo de Trabalho sobre Eficiência Energética. Os estudos desse GT culminam agora com o Seminário de Eficiência Energética – Desafios na Busca da Sustentabilidade. O evento acontece hoje, na Universidade Positivo.
Ao longo da terça-feira, representantes de órgãos públicos ligados ao setor, empresas de energia, industriais e comerciários discutem o assunto em diversos painéis temáticos.
Coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Civil da Faculdade Guarapuava, o engenheiro eletricista Edson Luiz Schültz explica que não parece, mas o assunto Eficiência Energética está mais próximo da sociedade em geral do que as pessoas podem imaginar.
“A eficiência energética consiste basicamente em se trabalhar com mais eficiência na rede de energia elétrica. Quando falo em eficiência quero dizer que se está poupando energia. Quanto mais se poupa, maior é a diminuição de custos de operação, e o mais importante, degradando menos o meio ambiente, seja numa empresa ou até em casa”, explica.
A aplicação da Eficiência Energética levou ao cotidiano da população alguns produtos, como refrigeradores com menor faixa de consumo e até lâmpadas econômicas, como as de tecnologia LED. “Hoje existem equipamentos que consomem 70% menos energia elétrica do que há 10 anos. Mas a população em geral ainda não desenvolveu a preocupação em contribuir para o desenvolvimento sustentável a partir dos conceitos da eficiência energética”, analisa.
Mas o tema é estratégico ao governo e ao setor empresarial. Segundo Schültz, o desenvolvimento econômico experimentado pelo país nos últimos anos pode levar a um novo colapso energético. Daí a necessidade de colocar o conhecimento disponível ao setor em prática.
Com a adesão do CREA-PR aos princípios do Pacto Global, em 2009, as ações em prol do desenvolvimento sustentável passaram a ser uma das bandeiras defendidas pela atual gestão do conselho. “Os desafios no caminho da sustentabilidade são constantes e o tema Eficiência Energética é uma das inúmeras vertentes que a engenharia pode correlacionar à sustentabilidade”, fala o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. “A busca pela presença e pela efetiva participação de profissionais no planejamento, execução e manutenção de obras e serviços é um dos comprometimentos deste Conselho. E, especificamente para Eficiência Energética, o CREA-PR apresenta-se como Conselho Regional pioneiro na Fiscalização dessas atividades”, finaliza.
O seminário em Curitiba busca aproximar os profissionais, principalmente engenheiros atuantes com consultoria em eficiência energética e profissionais pertencentes às médias e grandes empresas, além dos profissionais das grandes redes e instituições de ensino.
“O Seminário de Eficiência Energética foi planejado como uma maneira de dialogar e informar aos profissionais, empresas e universidades que o CREA-PR passará a observar e atuar neste tema. O Conselho está atento às inovações e tendências no setor de energia e quer chamar a atenção para as oportunidades que acontecerão nos próximos anos, além de contribuir com as metas de otimização energética no Brasil”, explica o engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho, organizador do Seminário.
Programação
Na programação do evento, nesta terça, 6, estão os painéis “Regulatório e Normativas”, mediado pelo engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho, da Copel (Companhia Paranaense de Energia), com participação de representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ABNT NBR ISO 50001:2011 e Eletrobrás – Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica); “Setor de Energia”, mediado por Aldino Beal com representantes da Copel, Itaipu Binacional, Petrobras/Repar e Plano Estadual de Energia Elétrica 2030; “Empresas (Indústria e Comércio)”, mediado pelo ouvidor do CREA-PR, engenheiro eletricista Rolf Meyer, com profissionais da Fiep-PR (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), ACP-PR (Associação Comercial do Paraná), Apine (Associação Brasileira dos Produtos Independentes de Energia Elérica) e Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná). Por fim, o painel “Financiamento e Projetos’, mediado pelo diretor tesoureiro do CREA-PR, engenheiro civil André Gonçalves, com participação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico), Caixa Econômica, Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) e Jetro.
João Quaquio - Jornalista

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul