terça-feira, outubro 02, 2012

Pinhão:O Tempo impediu a prisão do Prefeito José Vitorino Prestes

A equipe jornalística do Fatos do Iguaçu, buscando levar maiores informações e mais esclarecimentos sobre a cassação do prefeito José Vitorino Prestes de Pinhão, levantou que o Recurso Extraordinário com Agravo n.º 643.672, solicitado pelo prefeito José Vitorino Prestes e que foi negado pelo relatório do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal refere-se ao processo de apelação crime nº 1723-8 de 1994, quando José Vitorino Prestes, exercendo a função de vice prefeito no mandado do ex prefeito Antenor Hemmig assumiu interinamente o cargo de prefeito (1994) e, segundo o referido processo, cometeu desvio de verbas ou foi conivente com desvio realizado por funcionários públicos. A demora para se entrar com o processo, já que o mesmo foi encaminhado pelo Ministério Público em 1999 e a lentidão da justiça para se manifestar, fez com que a sentença de reclusão (prisão) por 2 anos cabível e solicitada pelo Promotor de Justiça prescrevesse.

Porém, junto com a reclusão foi solicitada a inabilitação do prefeito José Vitorino Prestes para o exercício de cargo ou função pública de acordo com o artigo 1º do parágrafo 2º do Decreto Lei Federal 201/67 e esta penalidade não prescreveu. Tendo o recurso negado, o prefeito José Vitorino Prestes terá que entregar o cargo. 

Para que possa haver a destituição do atual prefeito, é necessário que chegue até as mãos da Juíza da Comarca de Pinhão, Anacléa Valéria de Oliveira Schwanke , a certidão que declara que não há mais possibilidades de recursos para o acusado. 

Em seguida, a juíza deverá comunicar a Câmara de Vereadores da sentença, pois é esta que realiza a destituição do prefeito e empossa o vice-prefeito, no caso, o professor Paulo Cezar Basílio. O referido documento não tem um prazo legal que determine o seu envio à comarca, portanto, fica nas mãos da burocracia e trâmites da justiça se o atual prefeito cumprirá ou não seu mandado na integridade apesar de condenado pela justiça por desvio de verbas.

Fotos: Arquivo/Fatos do Iguaçu

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE