quarta-feira, outubro 24, 2012

Cascavel:Beto Richa implanta primeira UPS do Interior

O governador Beto Richa participou nesta quarta-feira (24/10), em Cascavel, da instalação oficial da primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) do interior do Paraná. A base fixa no bairro Jardim Interlagos, na zona Norte do município, vai contar com 30 policiais capacitados para o policiamento comunitário. A proposta faz parte do esforço do governo estadual em reduzir os índices de criminalidade e combater o tráfico de drogas e armas. 

A UPS de Cascavel é a 11ª do Paraná. Inicialmente, dez unidades foram instaladas em bairros violentos de Curitiba. “A presença policial mostra nosso compromisso com a ordem, a paz e a tranquilidade da população”, afirmou o governador. 

Richa destacou que a escolha da área para a instalação das unidades é o alto índice de criminalidade. Ele afirmou que o reforço policial no Jardim Interlargos era prioritário porque o bairro é um dos mais violentos de toda a região Oeste do Paraná. “Vamos assegurar aos moradores das regiões atendidas com as UPS o acesso a serviços e equipamentos públicos, em parceria com a prefeitura”, completou o governador. 

Richa anunciou ainda que, a partir de 2013, o município de Cascavel terá dez módulos móveis que melhorarão o sistema de segurança pública da cidade. “O governo está empenhado para solucionar os problemas da área da segurança pública com planejamento e investimentos”, disse o governador. 

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, afirmou que a UPS não é somente um programa de polícia e sim de retomada de um território ocupado pela criminalidade e resgate da cidadania. 

Segundo ele, Londrina será o próximo município a receber uma base de policiamento comunitário. Ele adiantou também que o programa chegará a Foz do Iguaçu e outras cidades em que existam áreas com elevadas taxas de criminalidade. 

Vasques afirmou ainda que a UPS integra uma amplo pacote de medidas do Governo do Estado que prevê, além da contratação de profissionais de segurança pública e compra de equipamentos e viaturas, construção de delegacias e batalhões para a Polícia Militar. 

RESULTADO - A operação congelamento na região de Cascavel começou na madrugada de sexta-feira (19/10) com a presença de 100 policiais civis e militares. A ação resultou abordou 1.474 pessoas e prendeu 20 suspeitos e 11 adolescentes, até às 8h desta quarta-feira (24/10). Em uma ação prévia, a polícia já havia feito 12 prisões. Além do efetivo policial, também foram utilizadas motos, cavalos e cães de faro do 6º Batalhão da Polícia Militar. 

De acordo com o comandante-geral da PM em exercício, coronel Cesar Alberto Souza, a instalação da primeira UPS do interior esta sendo satisfatória devido à parceria entre o governo estadual e a prefeitura municipal. “A comunidade compreendeu a filosofia e a metodologia das UPSs como uma forma de interação social e resgate da cidadania”, avaliou. 

Ele explicou ainda como funcionará o sistema adotado pelo policiamento comunitário. “Eles trabalharão junto à população realizando visitas, cadastrando moradores e fazendo levantamento sobre as necessidades da comunidade para que políticas públicas sejam implementadas com o apoio da prefeitura e outros órgãos ou instituições interessadas”, declarou Cesar. 

CAPITAL – Em Curitiba, as Unidades Paraná Seguro (UPS) contribuíram para a redução da criminalidade. “Na Capital, os homicídios dolosos tiveram uma redução de 31,65% se comparado os meses de agosto deste ano e do ano passado, sendo que neste foram registrado 54 homicídios dolosos e 79 no de 2011”, revelou o comandante-geral da PM em exercício, coronel Cesar. 

Nos bairros que contam com UPS na capital, de acordo com o coronel, o número de homicídios reduziu cerca de 35%, já na cidade toda a redução foi de 15%. “Na UPS Uberaba, que abrange o bolsão Audi/União, a redução de homicídios foi de 56% e de roubos 75%, e já faz um mês que não há homicídio no local onde antes da UPS eram contabilizados 10 por mês”, relata.

AEN

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul