segunda-feira, setembro 17, 2012

São Luíz do Purunã:Ministério da Agricultura reconhece a raça de gado Purunã

O Ministério de Agricultura e Abastecimento autorizou o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) a emitir o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) da raça Purunã. O anúncio oficial aconteceu neste sábado (15), em cerimônia realizada na 35ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa.

O certificado foi instituído no Brasil em 1995. Com sua emissão, empresas que desenvolvem genética bovina asseguram a procedência e desempenho dos animais e garantem que touros, matrizes e sêmen comercializados têm desempenho superior e estão aptos a promover o melhoramento genético e gerar ganhos reais de produtividade.

O diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto, destacou a importância do investimento nos estudos que resultaram na raça. “É uma conquista grandiosa, de muito tempo de trabalho e persistência”, disse.

O nome é uma homenagem à Serra do Purunã, que separa o primeiro e o segundo planaltos do Paraná e fica próxima à estação experimental do Iapar, em Ponta Grossa, onde foi realizado todo o trabalho de desenvolvimento da raça.

O projeto, que resultou na raça Purunã, começou no início da década de 1980. Surgiu com a constatação do pouco resultado obtido pelos pecuaristas no esforço para melhorar a produtividade por meio de cruzamentos para obtenção de mestiços. “Na maioria das vezes esse trabalho é feito desconsiderando critérios genéticos para obter o melhor das raças envolvidas”, explica o pesquisador do Iapar, Daniel Perotto.

Via Deputado João Arruda http://joaoarruda.com.br/site/noticias/item/5481-minist%C3%A9rio-da-agricultura-reconhece-a-ra%C3%A7a-de-gado-purun%C3%A3

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul