domingo, agosto 19, 2012

Educação:Prefeituras têm o dever de garantir transporte escolar e vagas em creches

As prefeituras têm por obrigação que fornecer gratuitamente transporte escolar para as crianças das primeiras séries do ensino fundamental, além de garantir vagas em creches para todos que necessitem. A grande maioria dos municípios do Paraná não consegue suprir estas necessidades, de forma que os temas são desafios para os prefeitos que serão eleitos em outubro.

Em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, as crianças da zona rural do município sofrem com ambos os problemas. Algumas delas chegaram a ficar duas semanas sem ir para a escola quando a chuva deixou a estrada em condições precárias. “Isso aqui dói o coração da gente né, porque as autoridades não veem melhorias nas estradas”, lamentou o avô de um aluno Miguel Rudiniak.

Nas escolas, os responsáveis pelo ensino também reclamam da postura das autoridades. A pedagoga Jurema Minela reclama do tratamento com as regiões de difícil acesso. “Precisa, sim, ter um olhar mais amoroso para o lado rural. O Paraná é um estado agrícola, e como que ele está tratando os nossos agricultores, os filhos dos nossos agricultores?, questiona.

O promotor Luciano Machado conta que recebe reclamações de pais sobre estes problemas constantemente, e reitera o papel dos prefeitos para resolução. “É importante que o prefeito tenha um plano de governo para atender, tanto a educação fundamental, quanto a creche e a pré-escola”, resume.

G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul