terça-feira, junho 26, 2012

Laranjeiras do Sul:Chefe do cartório eleitoral realizou reunião com presidentes de partidos 45ª zona eleitoral


Foi realizada, na tarde desta terça-feira (26) no Cartório Eleitoral da Comarca de Laranjeiras do Sul, uma reunião com representantes de todos os partidos políticos da 45ª Zona Eleitoral que compõem os municípios de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Marquinho.

O evento foi organizado pelo Cartório Eleitoral que explicou para os presidentes de partidos como devem ser feito os registros de candidaturas para as eleições de 2012, assim como toda documentação necessária. Todos foram alertados para não deixarem para última hora o registro dos postulantes a vaga de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O chefe do Cartório Eleitoral de Laranjeiras do Sul, Leandro Moreti de Goes, foi quem passou as orientações aos líderes de partidos, alertando sobre prazos e preenchimento correto de toda a documentação para evitar dor de cabeça, e em alguns casos até mesmo a impossibilidade de disputa. Ele pediu atenção especial aos limites máximos de gastos que devem ser obedecidos pelos candidatos, sob risco de incorrer em crime eleitoral.

Além disso, é necessário atenção especial na prestação de contas da campanha. “O ideal é que cada partido tenha uma pessoa capacitada para esse trabalho, que exige muita atenção”, destaca.

Leandro informou que o Candex, sistema de registro de candidatura, já está disponível para os partidos no site do TSE. A novidade é que esse ano os candidatos a prefeito terão que preencher um campo com a proposta de governo. Uma ata das convenções que decidiram os nomes dos candidatos também deverá ser entregue no cartório antes da oficialização do registro.

O chefe do cartório eleitoral pediu também para os candidatos não deixarem o registro para o último dia (05/07) e atenção para os prazos da Justiça Eleitoral que não corre em dias, mas sim em horas.

A grande mudança em relação às eleições de 2008 se refere-a reserva de gênero. Os partidos deverão respeitar a cota de 30% de candidatos para o sexo feminino e 70% para o masculino. As vagas destinadas às mulheres deverão obrigatoriamente ser preenchidas. Diferente da última eleição municipal. Não basta só reservar as vagas. Por exemplo, se uma coligação for lançar 26 candidatos, 18 deverão ser homens e 8 mulheres. Caso não consiga o número correspondente de mulheres, os partidos terão que adequar a quantidade de homens para que o número de mulheres candidatas represente 30% do total. As siglas que não conseguirem a cota serão intimadas a se adequarem, caso não consigam o número exigido de homens e mulheres toda a lista de candidatos será indeferida. Pelo menos é o que prevê a resolução do TSE.

Via radio Campo aberto

EM INSTANTES O VÍDEO COMPLETO DA REUNIÃO

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul