segunda-feira, junho 25, 2012

Candói: Programa deverá gerar novos empregos e agregar renda no município


Em Candói, prefeitura e Sebrae buscam aplicar programa de desenvolvimento territorial

A Prefeitura Municipal de Candói e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) estão buscando implantar no município o Programa Cidade Empreendedora, que pretende dar continuidade na implantação da Lei Geral e também mudar a vida de cidadãos paranaenses através de ações que visam o fomento e a qualidade de vida para agricultura familiar quanto ao empresário e comerciante que administram seus negócios na cidade. “O Programa Cidade Empreendedora foi muito bem visto pelo prefeito que entendeu que o programa que pode ajudar a todos no município”, disse o Consultor Edson Braga, Gestor do Projeto Território da Cidadania da Cantuquiriguaçu.

A idéia surgiu quando o SEBRAE através de seus consultores atuantes nas regiões do Estado do Paraná buscou conhecer a realidade de Candói e com o intuito de dar o primeiro passo, realizaram-se nos últimos dias, dois primeiros momentos e foi através de audiências no gabinete do prefeito que a equipe SEBRAE pode discutir as idéias para poder aplicar o programa no município.

Pró Verde Rural

O Município de Candói já possui um plano, o projeto modelo “Pró Verde Rural”, o qual foi construído juntamente com a comunidade. Nesse sentido, o SEBRAE encontrou facilidade para aplicar em Candói o programa Cidade Empreendedora.

Seguimentos

O Programa Cidade Empreendedora pretende trabalhar com quatro seguimentos em Candói, são eles: Galinhas Poedeiras, Criação de Peixes, Bacia Leiteira e Suinocultura. Todos estes seguimentos visam atender todos os produtores do campo, onde se pretende dar o primeiro passo com o projeto de avicultura para criação de galinhas poedeiras e que poderá ser em parceira com o Instituto Globo Aves de Cascavel. Segundo a Consultora do SEBRAE, Ana Ribas, outro seguimento que poderá ser aplicado é o da Apicultura que é o projeto de produção de mel. “Candói tem muito para se tornar uma referencia, pois no município foi construído um projeto de acordo com a realidade”, complementou.

Globo Aves

O Instituto Globo Aves de Cascavel, faz parte do projeto desenvolvido pelo SEBRAE. E, para conhecer o trabalho do instituto, foi realizada na última semana uma reunião que teve a participação do SEBRAE, representado pela Consultora Ana Ribas; Secretário de Agricultura de Candói, José Evaldo Padilha e demais membros da secretaria e com o Secretário de Indústria e Comercio de Candói, Rogério Czarnieski. O Instituto apresentou seus potenciais, projetos e orçamentos que poderão ser desenvolvidos em Candói.

Durante a reunião, foi apresentado o Programa de Avicultura Familiar (PAF), que é um programa que contempla um uma metodologia de como criar frango caipira em produção de forma organizada dentro de um sistema de associativismo. Segundo o representante do Instituto Globo Aves, Marcos Antonio Bertolli, o programa é de ordem social, onde todos ganham. Ganha o instituto, as famílias e o município. “Se o prefeito investir nessas idéias sociais o município ganha muito com isso, não esperar grandes empresas virem para Candói, mas a junção e a união de pequenas se tornam grandes”, explicou Bertolli.

Incentivo da prefeitura

Segundo o SEBRAE, para o andamento do Programa Cidade Empreendedora serão trabalhados oito eixos, desde a parte de desburocratização, linhas de créditos, associativismo, cooperativismo, tributação, educação, ou seja, tudo que o município possui. Para isso, será criado o Comitê Gestor, que será formado por um grupo de pessoas e de lideranças que ajudarão a desenvolver o programa no município. O Comitê Gestor poderá ser formado por representantes comerciais, associação comercial, presidentes de associações de agricultores, entidades financeiras, empresários e a própria administração pública. Além do comitê, o programa necessitará de um agente de desenvolvimento de Candói. Esse agente deverá ser um funcionário efetivo do município, escolhido juntamente com o prefeito municipal. O Consultor Braga disse que outros contatos e audiências serão realizados a fim de fortalecer ações e aplicar o mais rápido possível o programa. “Eu vejo uma prefeitura atuante, preocupada com a comunidade, com os produtores e com o plano de ação discutido com a sociedade”, enfatizou Braga.

Para o prefeito de Candói, Elias Farah Neto, é um novo momento que o município está vivendo. “Muito importante as audiências com o SEBRAE, onde a primeira aconteceu na Cantu e em seguida mais duas aqui em Candói. Apresentamos o programa Pró Verde Rural que já contem ações que contemplam a Agricultura Familiar”, comentou Farah durante seu programa semanal no rádio. Farah revelou que se pretende aplicar os 05 projetos e atender a agricultura familiar e o município como um todo.

Renda extra

Tudo que será aplicado vem de acordo com um plano de ação, no entanto, esse plano irá atingir diretamente a agricultura familiar e terá resultado no comercio e empresas na cidade, além da geração de renda e agregação de valores no município. O programa pretende fortalecer a economia de Candói contribuindo para a geração de renda na agricultura familiar e no comercio local.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul