sábado, maio 19, 2012

Guarapuava: Comunidade quer 21 vereadores, opiniões divididas, votação acontece na segunda

As manifestações dos representantes de entidades e partidos políticos de Guarapuava foram unânimes na manutenção de 21 vagas para o Legislativo guarapuavano a partir de 2013. Vereadores ainda têm opiniões diferentes. Votação da matéria acontece na sessão ordinária de segunda-feira (21).

Os discursos foram realizados durante a Audiência Pública realizada pela Câmara para ouvir a comunidade sobre o aumento no número de vagas a partir de 2013. Apesar de já aprovado, o aumento voltou à discussão através de duas emendas, sendo uma do vereador Gilson Amaral (DEM), que propõe a redução no número de vagas para 13, e outra do vereador Antenor Gomes de Lima (PT), que defende que sejam estipuladas 15 vagas a partir de 2013.

Com a Câmara lotada, os representantes de entidades, de comunidades e de partidos políticos foram unânimes em defender a manutenção em 21 vagas. Segundo o presidente da União Guarapuava de Associações de Moradores (UGAM), Jacir Queiros, 21 vereadores traz maior representatividade para a população. “Todas as localidades que não têm representatividade podem ter com 21 vereadores. Aumenta a possibilidade das comunidades hoje excluídas terem representantes na Câmara”, enfatiza Queiros.

Por outro lado, a posição dos vereadores também está dividida. O presidente da Casa, João Napoleão, defende que haja um “meio termo” no número de vagas. “Com 21 vereadores a administração da Câmara fica muito onerosa. São cerca de R$ 135 mil a mais por mês para as despesas do Legislativo se houver esse aumento. Acredito num meio termo, com 15 vereadores”, defende o presidente.

Já o vereador Elcio Melhem, é enfático ao defender que a Câmara tenha 21 vereadores a partir do próximo ano. “O repasse continuará sendo o mesmo que é feito hoje pelo Executivo. É uma questão administrativa. Não vai haver aumento nas despesas, mas o próximo presidente vai ter que ser um bom administrador. Além disso, com 21 vereadores aumenta a representatividade da população na Câmara”, afirma Melhem.

Também se manifestaram favoráveis ao aumento para 21 vagas representantes da Escola de Fé e Política, do Conselho Popular de Guarapuava, do Observatório Social, do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Unicentro, de moradores do distrito de Entre Rios, além de representantes de partidos políticos.

Apesar de a Audiência Pública resultar com a sugestão da maioria dos participantes no aumento para 21 vagas, a decisão cabe aos 12 vereadores. As emendas de Gilson Amaral, que propõe 13, e de Antenor Gomes de Lima, que propõe 15 vagas, entram em votação na próxima segunda-feira (21), durante a sessão ordinária da Câmara às 17h00. Se as emendas forem derrubadas pela maioria dos vereadores, permanece o projeto já aprovado em 2010, que eleva para 21 o número de vagas no Legislativo de Guarapuava a partir de 2013.

Via Jacir Queirós (http://www.jacirqueiros.com.br/default.asp?p=noticia&id=1260&t=C%E2mara+de+Guarapuava:+comunidade+quer+21+vagas.+Vota%E7%E3o+acontece+na+segunda)

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul