As manifestações dos representantes de entidades e partidos políticos de Guarapuava foram unânimes na manutenção de 21 vagas para o Legislativo guarapuavano a partir de 2013. Vereadores ainda têm opiniões diferentes. Votação da matéria acontece na sessão ordinária de segunda-feira (21).
Os discursos foram realizados durante a Audiência Pública realizada pela Câmara para ouvir a comunidade sobre o aumento no número de vagas a partir de 2013. Apesar de já aprovado, o aumento voltou à discussão através de duas emendas, sendo uma do vereador Gilson Amaral (DEM), que propõe a redução no número de vagas para 13, e outra do vereador Antenor Gomes de Lima (PT), que defende que sejam estipuladas 15 vagas a partir de 2013.
Com a Câmara lotada, os representantes de entidades, de comunidades e de partidos políticos foram unânimes em defender a manutenção em 21 vagas. Segundo o presidente da União Guarapuava de Associações de Moradores (UGAM), Jacir Queiros, 21 vereadores traz maior representatividade para a população. “Todas as localidades que não têm representatividade podem ter com 21 vereadores. Aumenta a possibilidade das comunidades hoje excluídas terem representantes na Câmara”, enfatiza Queiros.
Por outro lado, a posição dos vereadores também está dividida. O presidente da Casa, João Napoleão, defende que haja um “meio termo” no número de vagas. “Com 21 vereadores a administração da Câmara fica muito onerosa. São cerca de R$ 135 mil a mais por mês para as despesas do Legislativo se houver esse aumento. Acredito num meio termo, com 15 vereadores”, defende o presidente.
Já o vereador Elcio Melhem, é enfático ao defender que a Câmara tenha 21 vereadores a partir do próximo ano. “O repasse continuará sendo o mesmo que é feito hoje pelo Executivo. É uma questão administrativa. Não vai haver aumento nas despesas, mas o próximo presidente vai ter que ser um bom administrador. Além disso, com 21 vereadores aumenta a representatividade da população na Câmara”, afirma Melhem.
Também se manifestaram favoráveis ao aumento para 21 vagas representantes da Escola de Fé e Política, do Conselho Popular de Guarapuava, do Observatório Social, do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Unicentro, de moradores do distrito de Entre Rios, além de representantes de partidos políticos.
Apesar de a Audiência Pública resultar com a sugestão da maioria dos participantes no aumento para 21 vagas, a decisão cabe aos 12 vereadores. As emendas de Gilson Amaral, que propõe 13, e de Antenor Gomes de Lima, que propõe 15 vagas, entram em votação na próxima segunda-feira (21), durante a sessão ordinária da Câmara às 17h00. Se as emendas forem derrubadas pela maioria dos vereadores, permanece o projeto já aprovado em 2010, que eleva para 21 o número de vagas no Legislativo de Guarapuava a partir de 2013.
Via Jacir Queirós (http://www.jacirqueiros.com.br/default.asp?p=noticia&id=1260&t=C%E2mara+de+Guarapuava:+comunidade+quer+21+vagas.+Vota%E7%E3o+acontece+na+segunda)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É DESTAQUE !!
Deputada Cristina Silvestri comemora lançamento do sistema online para pedido de medida protetiva no Paraná
Deputada Cristina Silvestri comemora lançamento do sistema online para pedido de medida protetiva no Paraná A deputada Cristina Silvestri ce...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE
-
LARANJEIRENSE MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA BR 277 Ex-gerente da Sanepar regional de Guarapuava, Evandro Marcos Dalmolin, foi a vítima f...
-
Queda de helicóptero na serra da união em Nova Laranjeiras Neste exato momento , equipes do Corpo de Bombeiros estão em deslocamento , in...
-
NOITE SANGRENTA EM LARANJEIRAS DO SUL, HOMiCÍDIO NO BAIRRO PRESIDENTE VARGAS LOCAL DE CRIME VIA PÚBLICA - BAIRRO PRESIDENTE VARGAS AO LAD...
Nenhum comentário:
Postar um comentário