sexta-feira, novembro 04, 2011

Francisco Beltrão: Ministério Público tenta reverter aumento de vereadores

Sociedade organizada expressou a contrariedade ao aumento do nº de vereadores com outdoor

Ação civil Pública

O Ministério Público do Paraná apresentou, nesta sexta-feira (4), uma ação civil pública contra a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado, por considerar inconstitucional o aumento de vereadores no município. Segundo a Promotoria de Justiça da cidade, o aumento do número de cadeiras, feito por meio de uma Resolução em outubro, só poderia ter sido feito com uma alteração da Lei Orgânica do Município.

De acordo com ação, a Câmara tem competência para aumentar o número de parlamentares, mas não por Resolução. O MPPR pede que o legislativo não aumente o número de vereadores enquanto não houver adequação da lei municipal e que fixe o número adequado de cadeiras através de emendas à Lei Orgânica.

A presidente da Câmara de Francisco Beltrão, que tem 78 mil habitantes, Atanázia Hellmann Pedron (PP), defende o aumento. “Pelo número de habitantes, a cidade poderia ter mais vereadores. E não pelo salário, mas pela representatividade, pela população. Nós não aumentamos os gastos da Câmara já contando com esse aumento”, diz. “E, se tem que mudar a legislação para isso, é o que faremos”, completa.

Mas agora, mesmo que alteração seja feita, não será mais válida para as eleições de 2012. Qualquer lei sancionada após o dia 7 de outubro deste ano, que altere o processo eleitoral, não tem validade para as eleições de 2012, prevê o Tribunal Superior Eleitoal (TSE).

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE