quinta-feira, setembro 08, 2011

Rossoni recebe apoio e pauta de reivindicações de prefeitos do centro sul


O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), recebeu na manhã desta terça-feira (06) prefeitos da região Centro Sul do Paraná que vieram parabenizá-lo pelo trabalho à frente da presidência do Legislativo e também pedir ajuda, não só do presidente, mas de todos os deputados, na obtenção de recursos para a região.

O maior problema enfrentado pelos prefeitos é em relação às estradas rurais, que em virtude das chuvas frequentes estão em situação precária.

O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, enalteceu a união dos deputados em prol da moralização da Assembleia e pregou a necessidade da união dos prefeitos na busca por recursos para a região.

“Viemos prestar apoio à Casa, ao exemplo dado pela presidência, pela economia que está sendo feita e tudo isso que temos visto na Assembleia, através da presidência do deputado Rossoni”, disse Benato. “O objetivo também foi o de buscar uma solução para a situação da nossa região, que, devido ao alto índice de chuvas as estradas estão deterioradas”, completou.

O prefeito de Rio Azul, Vicente Solda, relatou que a situação se agrava em razão do transporte escolar nas áreas rurais, que não pode ser interrompido e afeta ainda mais as condições das estradas. Segundo ele, seriam necessários recursos para a manutenção do maquinário a fim de colocá-los em funcionamento para realizar a pavimentação.

“As máquinas nós temos, o que falta são recursos para a manutenção, que é um custo muito alto. Que seja liberada verba para o combustível, assim as máquinas podem operar”.

Rossoni disse que irá agendar uma audiência, entre os prefeitos e deputados da região, com o governador Beto Richa para buscar uma solução para a situação de emergência dos municípios do Centro Sul.

“Vamos levar ao governador a gravidade sobre as estradas. Elas precisam de atendimento de emergência, pois há o transporte escolar e também da produção dos agricultores. Se possível, já na próxima segunda-feira teremos um encontro com o governador”, afirmou Rossoni.

São dez os municípios que compõem a Amcespar. Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Área Verde

Rossoni disse que é preciso olhar as regiões Sul e Centro Sul do Paraná com outros olhos. Segundo ele, essas regiões são carentes de investimentos devido à grande extensão de área verde protegida.

“As demais regiões do estado tiram muito da terra e na nossa não se pode tirar nada porque a nossa região se tornou o pulmão do Paraná. Enquanto nós estamos preservando os outros estão enriquecendo”, disse o deputado.

Rossoni destacou que é favorável à preservação ambiental, mas que é preciso ter uma contrapartida para os municípios que mantiverem áreas verdes preservadas.

“Se não tiver um pagamento de royalties ficará difícil, não tem como arrecadar mais se não tem onde plantar nem terreno para as empresas se instalarem. É preciso haver uma compensação por essa preservação”.

Fonte:Sonia Maschke / Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidencia
Assembleia Legislativa do Paraná
41-33504390 / 3350-4359

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul