Pular para o conteúdo principal

LEI DA EQUIPARAÇÃO SALARIAL DOS PROFESSORES É SANCIONADA PELO GOVERNADOR BETO RICHA

Na manhã desta quarta-feira (21) o governador Beto Richa sancionou a lei complementar 681/2011 que concede aos mais de 80 mil professores do estado um aumento salarial de 5,83%, sendo 3% retroativos ao mês de julho e 2,83% a partir do mês de outubro. Esse foi o primeiro passo para a equiparação salarial dos professores com os demais servidores do estado, com nível superior. Até o ano de 2014 o percentual de reajuste será de 26%.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), participou da cerimônia e, em nome de todos os parlamentares, reafirmou o compromisso do governador com a educação e lembrou das pressões sofridas pelo então candidato Beto Richa durante a campanha eleitoral de 2010.

“O governador assumiu o compromisso na campanha de equiparar o salário dos educadores com o dos demais servidores do estado. Os adversários chegaram a ‘nomear’ uma secretária para a pasta a fim de causar atrito com os professores”, recordou Rossoni. “Hoje fico feliz ao ver que o Beto Richa e o vice-governador Flavio Arns estão cumprindo a promessa, além de pagar contas do governo anterior que não foram honradas”, completou.

O deputado citou ainda que a educação, até o ano passado, deixou muito a desejar: as escolas estavam em péssimas condições, sob alegação que não havia recursos para recuperá-las, e os profissionais da educação não eram valorizados.

“Na hora em que se valoriza a educação, o fator multiplicativo supera, em muito, qualquer investimento.”

Rossoni ressaltou a participação da Assembleia, que acelerou o processo de votação de maneira que em apenas um dia, após o recebimento da mensagem governamental, o projeto já estava aprovado.

Valorização da Educação

O governador Beto Richa (PSDB) afirmou que a Educação é prioridade em sua administração e que só será possível avançar na qualidade de vida dos paranaenses se houver investimentos na área. Foi categórico ao afirmar que mais um compromisso de campanha está sendo cumprido.

“Não foi peça de retórica como alguns políticos costumam fazer. Foi na prática. Um compromisso assumido para a valorização da educação em todo o estado do Paraná”, disse Richa.

Além da sanção da primeira parcela da equiparação, o governo confirmou o pagamento, neste mês, das promoções e progressões relativas aos anos de 2009 e 2010.

“Hoje estamos honrando compromissos do governo anterior, quitando o pagamento das promoções e progressões. Garantimos também o aumento salarial que confirma a equiparação dos educadores aos demais servidores públicos com nível superior”.

Avanço

De acordo com a presidente da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, a sanção da lei é o resultado do bom diálogo existente entre os professores e o governo Richa.

“Entendemos que o debate permanente, desde o inicio do governo, foi determinante para que tivéssemos a manutenção da data base e trabalhássemos para a primeira parcela da equiparação, que é um avanço importante para a categoria”.

Fonte Sonia Maschke/Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidencia
Assembleia Legislativa do Paraná
41-33504390 / 3350-4359

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook