segunda-feira, setembro 05, 2011

Congresso da Rede irá debater a criação de cidades digitais no Paraná

A Rede de Participação Política (RPP) realizará no dia 14 de setembro, em Curitiba, o seu 3º Congresso. Neste ano, o tema central será as Cidades Digitais no Paraná. Seis cidades digitais do Paraná já confirmaram presença no evento que deverá reunir, principalmente, prefeitos, gestores públicos e vereadores de todos os municípios do Estado, com o propósito de estimular que outras localidades também passem a oferecer o sinal gratuito de internet aos seus moradores.
Até segunda-feira passada (29), os prefeitos Cristovon Videira Ripol (Pitangueiras), Elias de Lima (Engenheiro Beltrão), Pedro Leandro Neto (Nova Aurora), Ailton Buso de Araújo (Cruzeiro do Sul), Cláudio Gotardo (Boa Esperança) e Sinval Ferreira da Silva (Tibagi) confirmaram participação no 3º Congresso da Rede.

A Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, também estará no evento apresentando o projeto Cidades Digitais, que deverá ser lançado pelo governo nos próximos meses.

Pelo menos 15 cidades no Estado já possuem sistemas próprios de distribuição do sinal à população, o que já beneficia cerca de 40 mil pessoas diretamente. Os exemplos estão sendo mostrados numa série de reportagens que vem sendo realizada pela Rede Participação Política desde o início do ano. Prefeitos de algumas dessas localidades apresentarão durante o Congresso seus modelos para implantação dos projetos.

O objetivo do Congresso é mostrar também fontes de financiamento, bem como os trâmites legais para se tornar uma cidade digital. "Estimular este processo é beneficiar o coletivo, de elevar para uma condição mais igualitária todas as pessoas que estão à margem. A internet gratuita significa que se cria uma base, um ambiente para amplificação de campanhas, interligação de bairros e cidades, interface da sociedade com o governo, entre outros", destaca José Marinho, coordenador da Rede de Participação Política - iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Primeiro bairro digital

Outro exemplo que será apresentado durante o Congresso da Rede de Participação Política será a experiência do Uberaba, que desde maio deste ano passou a disponibilizar internet gratuita aos moradores e transformando-se, assim, no primeiro bairro digital de Curitiba. O modelo se difere dos demais existentes no país pelo pioneirismo, já que foi articulado e executado por voluntários ligados à RPP, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba e Região (ACIUR) e parceiros, como a Dipelnet, responsável pela execução estrutural e técnica da proposta.

As inscrições são gratuitas. Clique aqui e faça sua http://www.fiepr.org.br/redeempresarial/Research2141content146532.shtml

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE