sábado, agosto 20, 2011

Chuvas isolam a cidade de Godoy Moreira no Noroeste do Paraná

Cerca de 3,4 mil moradores do município de Godoy Moreira, na Região Noroeste do estado, estão ilhados desde a noite da última quinta-feira (18). De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado neste sábado (20), os temporais já afetaram cerca de 27 mil pessoas em dez cidades do Paraná.

Os vendavais e as enxurradas danificaram 451 residências, deixando 567 pessoas desalojadas e 196 desabrigadas. O número de pessoas afetadas é alto por conta do vento que derrubou torres de transmissão de rede elétrica em Cascavel, no Oeste do estado. No município, 15 mil pessoas foram atingidas pela falta de luz, segundo a Defesa Civil. A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) informou que o serviço foi restabelecido nesta sexta-feira.

Enchentes

O forte chuva fez o Rio Corumbataí transbordar, alagando dois pontos da PR-650, que liga Godoy Moreira a cidade de São João do Ivaí. Está é a segunda vez em menos de um mês que os moradores ficam ilhados por causa das chuvas. “Voltamos a ficar ilhados. Ninguém entra e nem sai da cidade”, comentou o funcionário da prefeitura de Godoy Moreira, Sidnei Jack.

Na manhã deste sábado, o nível do rio ainda não havia baixado “Para sair da cidade e ir até o município vizinho de São João do Ivaí, é necessário dar uma volta de cerca de 100 quilômetros”, disse Jack.

Por conta do alagamento na pista, a cidade está parada. “Tudo fica fechado, pois os funcionários moram em São João do Ivaí e trabalham em Godoy Moreira”, comentou o prefeito Primis de Oliveira (PTB). “Estamos pedindo socorro ao governador para construir uma ponte mais alta, assim evita que em períodos de chuvas fortes o rio transborde, inundando a rodovia”.

Até as 15 horas deste sábado, os moradores permaneciam isolados por conta do alagamento nos dois pontos da rodovia. “A alternativa é esperar baixar o nível do rio ou enfrentar as estradas rurais, de onde somente é possível sair com carro traçado”, disse Oliveira.

Sudoeste

No sudoeste foi o Rio Marrecas que transbordou e alagou nove bairros de Francisco Beltrão. São 180 pessoas desabrigadas e 400 desalojadas no município. Outras cidades afetadas são Guarapuava, Irati, Imbituva, Marmeleiro, Piên, Pitanga e Santo Antonio do Sudoeste.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul