sexta-feira, agosto 12, 2011

Câmara Municipal de Curitiba pagava reportagens sobre Derosso

Vereador Garçez presidente do Conselho de Ética da Câmara de Curitiba

Mais denúncias

A Câmara de Vereadores de Curi­­­tiba pagou para serem publicadas reportagens com propaganda do presidente do Legislativo municipal, João Cláudio Derosso (PSDB). A jornalista Cristiane Fortes proprietária do Jornal Me­­­tropolitan’s, de Quatro Barras, cidade da região metropolitana de Curitiba admitiu em entrevista a RPC TV que recebia R$ 500 para cada reportagem publicada. As no­­­tas fiscais emitidas pelo jornal eram feitas em nome da Câmara e entregues na empresa Oficina da Notí­­­cia, que é de propriedade da es­­­posa de Derosso, Cláudia Queiroz.

Segundo matéria da RPC TV, as reportagens foram veiculadas uma ou duas vezes por mês durante cerca de dois anos, entre 2007 e 2009. “Publicava a notícia (...), não era anúncio publicitário e, após feita a publicação, emitia nota em nome da Câmara e enviava para a Oficina da Notícia”, contou Cristiane Fortes ao telejornal.

A jornalista falou ainda que o periódico circula em municípios da região metropolitana de Curitiba, mas na capital era entregue apenas em órgãos públicos. Cristiane declarou que o Jornal Metropolitan’s é encontrado em Quatro Barras e em Campina Grande do Sul. Derosso e Claúdia Queiroz não quiseram falar sobre as denúncias.

O presidente da Câmara de Curitiba é investigado por denúncias envolvendo supostas irregularidades na licitação de R$ 30 milhões, pagos em serviços de publicidade da Casa entre 2006 e o início deste ano. Derosso é suspeito de favorecer a mulher, Cláudia Queiroz, no processo de contratação de empresas de comunicação.

Além disso, o vereador tucano é acusado ainda de contratação de supostos funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do Paraná na Câmara e de desrespeitar a Súmula Vinculante n.º 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a contração de parentes. A cunhada do vereador, Renata Queiroz Gonçalves dos Santos, teria sido contratada irregularmente para um cargo em comissão na Câmara (leia mais ao lado). O presidente do Legislativo deverá prestar depoimento ao Conselho de Ética no próximo dia 18 para explicar as acusações.

Via Gazeta do Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

em laranjeiras ninguém vai investigar as reportagens da câmara? agencia de publicidade e etc....? carro novo do presidente e etc? são somente sugestões que poderiam ser investigadas também, e quem sabe até o blog mais denunciador possa fazer isso, agradecemos