sábado, julho 30, 2011

Levantamentos mostram cenário eleitoral em Ponta Grossa

Clique na imagem acima para ampliar

Cenário eleitoral em Ponta Grossa
Há um empate técnico entre os principais nomes que podem concorrer à prefeitura de Ponta Grossa em 2012. De acordo com levantamento feito pela Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo, se a eleição fosse hoje, os irmãos Oli­­­­veira – o deputado estadual Mar­­­celo Rangel (PPS) e o deputado federal Sandro Alex (PPS) – teriam uma ligeira vantagem em relação ao principal concorrente, o deputado estadual Plauto Miró (DEM).
A pesquisa apresentou dois cenários aos eleitores. No primeiro, Rangel aparece com 25,36% dos votos, seguido de perto por Plauto, com 22,86% das intenções de voto. No outro, Sandro Alex venceria o pleito, com 26,79%. O candidato do DEM teria 22,5%. Como a margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos, há empate técnico nos dois cenários. O deputado estadual Péricles de Mello (PT) aparece em terceiro nas duas possibilidades (veja mais detalhes no infográfico).
A pesquisa também mostrou como seria um eventual segundo turno. Sandro Alex venceria Plauto por 48% a 29%. Na disputa entre Marcelo Rangel e Plauto, o primeiro venceria com 48% dos votos, contra 39% de Plauto. Caso houvesse segundo turno com Sandro Alex e Péricles, a vitória ficaria com Sandro, com 51% a 32%.
Para Sandro Alex, os números servem como espécie de avaliação de seu trabalho na Câmara Federal. “Mas também mostra que a população quer a alternância de poder”, disse. Ele foi derrotado em 2008 pelo prefeito reeleito Pedro Wosgrau (PSDB).
O deputado Marcelo Rangel diz que, o irmão, Sandro Alex, tem prioridade no partido. “Ainda vamos consultar a população, mas acredito que o Sandro possa fazer muito mais pela cidade como prefeito do que está fazendo em Brasília.”
Segundo o cientista político Emerson Cervi, com esses resultados, dificilmente Wosgrau elegerá o sucessor. Segundo ele, há uma tendência de predomínio de políticos de centro-direita. “Percebe-se que em todos os cenários, o candidato mais à esquerda, que seria o Péricles, perde. A pesquisa é feita com mais de um ano de antecedência e por isso é uma avaliação precária, mas já aponta as principais tendências do eleitorado.” Cervi destaca ainda que os nomes que aparecem mais bem avaliados aparecem bastante na mídia.
Avaliação
A pesquisa também levantou como a população avalia a gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho. A maioria está descontente com a administração: 55% a desaprovam. O governador Beto Richa (PSDB) também foi avaliado, e recebeu 79% de aprovação, contra apenas 15% de reprovação. A presidente Dilma Rous­seff (PT) conseguiu avaliação positiva de 57% dos eleitores, contra 36% de desaprovação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul