terça-feira, abril 05, 2011

Assembléia Legislativa aprovou em 1ª discussão alterações no regimento interno

A Assembleia Legislativa aprovou hoje (4), em primeira discussão, quatro projetos de resolução da Mesa Executiva modificando dispositivos do Regimento Interno da Casa. O projeto de Resolução nº 006/11, altera de 18 para 25 o número de Comissões Permanentes do Legislativo. A Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia é desmembrada para dar lugar a quatro comissões: a de Educação, a de Cultura, a de Esportes e a de Ciência e Tecnologia.

A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo é dividida em duas, ficando uma incumbida dos temas ligados à Indústria e Comércio e outra das questões referentes ao Turismo. Também é desmembrada a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso para dar lugar à Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Idoso, à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e à Comissão dos Direitos da Juventude.

À exceção da Comissão de Constituição e Justiça, que permanece com seus treze membros, todas as demais serão compostas por sete membros cada uma.

Presença – O Projeto de Resolução nº 007/11 modifica o art. 57 do Regimento Interno, que trata dos subsídios dos parlamentares, inclusive do desconto correspondente a 1/13 avos por sessão a ser aplicado ao subsídio mensal dos que se ausentarem das sessões plenárias sem justificativa. A intenção é oferecer simetria ao Regimento Interno ante o texto constitucional.

O presidente, deputado Valdir Rossoni (PSDB), adiantou que a Mesa encaminhará emenda a este projeto na segunda votação, que ocorre amanhã (05), fazendo correções para deixar bem claro o momento em que se dará o registro de presença dos deputados na sessão plenária.

Finalmente, o Projeto de Resolução nº 008/11, é complementar ao anterior e altera o art. 159 do Regimento Interno para incorporar norma isolada – Resolução nº 002/2008 – relativa à utilização do painel eletrônico e adequar o processo de registro de presença dos parlamentares para consignação em ata e também para balizar o pagamento dos subsídios. O artigo determina, em seu § 2º, que “o registro de presença será verificado pelo Presidente da Assembleia, por meio de quadro sinótico e constará no Painel Eletrônico na segunda parte da reunião, ao iniciar-se a votação da Ordem do Dia”.

Extinção de cargos - Os deputados aprovaram ainda na sessão desta segunda-feira (4) o projeto de lei nº 220/11, de autoria da Comissão Executiva, extinguindo 216 cargos das comissões permanentes e blocos temáticos da Assembleia Legislativa. O projeto entrou em primeira discussão para apreciação da constitucionalidade. Segundo a proposta, as comissões serão compostas por apenas dois cargos. As comissões de Orçamento e Tomada de Contas vão contar com três cargos cada. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terá direito a oito cargos. A Casa terá à disposição 100 cargos para todas as comissões permanentes e blocos temáticos. Serão 50 cargos de simbologia G-2, de R$ 3,5 mil, e 50 cargos de simbologia G-3, de R$ 3 mil.

Um comentário:

Anônimo disse...

que trio feliz heinn....

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE